Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Alunos da Engenharia de Transportes e Logística realizam viagem de estudos em Rio Grande

Os alunos do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM-CS estiveram, na última quarta-feira (31 de maio) em Rio Grande, em uma viagem de estudos. A viagem teve como objetivo mostrar aos alunos as infraestruturas (vias, terminais), veículos e sistemas de operação e controle de diversos modais de transporte de cargas na cidade de Rio Grande – RS, assim como as atividades de intermodalidade no entorno do superporto da cidade. Foi direcionada especialmente para os alunos das disciplinas de “Sistemas de Transportes”, “Projeto e Operação de Terminais, Portos e Aeroportos”, e de “Tecnologias Aplicadas aos Transportes”, assim como aos bolsistas do Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT), dentro do Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão “Avaliação das potencialidades de transporte e intermodalidade no Vale do Jacuí – RS”. Os alunos foram acompanhados pelos professores Alejandro Ruiz Padillo e Tânia Batistela Torres.

No período da manhã, os alunos realizaram uma visita guiada às instalações do Museu Oceanográfico, Museu Antártico e Centro de Recuperação de Animais Marinhos – CRAM, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde os participantes puderam conhecer curiosidades sobre a geografia, a biologia e a economia da região, sempre desde o ponto de vista da relação de Rio Grande com o oceano, assim como da presença do Brasil no continente antártico. Também foi possível observar um leão marinho e outras espécies em recuperação no CRAM. A visita contou com uma travessia em barco até a Ilha da Pólvora, onde existe outro eco-museu sobre a flora e fauna típica da ilha, e os participantes desfrutaram das vistas do porto e o canal de acesso à Lagoa dos Patos.
 
À tarde foi realizada uma visita às instalações da empresa TECON no terminal de contêineres do Porto de Rio Grande. Nela, após uns vídeos de divulgação das normas de segurança, história e atividades da empresa, os alunos puderam conhecer diretamente as operações de movimentação de contêineres, seus tipos e características da unitização de cargas. Após, a visita continuou no terminal ferroviário da empresa RUMO, concessionária da rede ferroviária federal no Estado, onde os alunos conheceram com detalhe as operações de operação de trens, e carga e descarga de granéis, fundamentalmente agrícolas, com destino ao porto de Rio Grande. Da mesma forma, puderam visualizar in situ as principais características da infraestrutura ferroviária, dos veículos (locomotivas e vagões) e aparelhos de mudança de via, assim como as peculiaridades do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul.
 
Todas as visitas no superporto contaram com o acompanhamento de responsáveis de comunicação e operação das empresas, que explicaram as potencialidades e problemas das operações de intermodalidade no transporte de cargas, fundamentalmente dos modais de transporte terrestres (rodovia e ferrovia) com o aquaviário.
 
DSC 0602
 
DSC 0609
 
 
DSC 0715
 
 
DSC 0684
 
DSC 0719
 
DSC 0764
 
 
Fotos: Wilson Avila