Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM promove Fórum Regional de Extensão em Cachoeira do Sul

Evento será realizado em Cachoeira do Sul, na quinta-feira (08)

Constituir-se como um espaço de reflexão e deliberação sobre os projetos de extensão universitária da UFSM. Este é o principal objetivo do Fórum Permanente de Extensão, que vem sendo organizado pela Universidade, por meio do projeto Desenvolva, conduzido pela Coordenadoria de Ações Regionais e Inovação, órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), com o apoio do Escritório de Projetos EcoAGILE, do Colégio Técnico e Industrial da UFSM (CTISM). Após a realização das primeiras etapas de mapeamento e definição de demandas prioritárias, em 2016, o Fórum começa agora a ser implantado, com a realização de eventos regionais, junto aos municípios que sediam campus da UFSM. A próxima cidade a sediar o Fórum Regional será Cachoeira do Sul, na quinta-feira, dia 08 de junho.

De acordo com o coordenador de Ações Regionais e Inovação, professor Cláudio Roth, a proposta do Fórum é aproximar a sociedade da Universidade, construindo um espaço deliberativo, compartilhado e permanente para discussão e definição das demandas e áreas prioritárias para atuação da UFSM, por meio de seus projetos de extensão. “A extensão é a forma como a universidade aplica e compartilha os conhecimentos que produz. Hoje os projetos de extensão são propostos pela Universidade. O que o Fórum propõe é estimular uma nova forma de fazer extensão, trazendo a sociedade para discutir e definir quais as áreas e ações que devem ser priorizadas pela UFSM”, explicou o prof. Roth. O início do processo de implantação do Fórum ocorreu em 2016, com o mapeamento e georreferenciamento de todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela UFSM. A partir, disso, foram realizados, em outubro do ano passado, encontros regionais em Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Santa Maria, envolvendo representantes da sociedade e servidores da UFSM. Nestes encontros, foram definidas, de forma conjunta, as demandas prioritárias em cada um dos oito eixos de atuação da extensão universitária: comunicação, educação, cultura, direitos humanos e justiça, tecnologia, trabalho, saúde e meio ambiente.

Efetivando a implantação do Fórum Permanente de Extensão, agora a Coordenadoria de Ações Regionais e Inovação promoverá uma série de Fóruns Regionais, novamente com a participação de servidores da Universidade – docentes e técnicos-administrativos, agentes externos – representantes de entidades e organizações, além do público em geral. Roth explica que, nestes eventos, serão apresentados o diagnóstico dos projetos desenvolvidos pela UFSM e as demandas definidas durante os encontros realizados em 2016. Em um segundo momento, os participantes do Fórum serão divididos em grupos de trabalho, de acordo com os eixos de extensão. Por meio da aplicação de uma metodologia específica – denominada EcoCanvas – os grupos elaborarão propostas de atuação e definirão os encaminhamentos necessários.

Após a realização dos Fóruns Regionais, deverá ser disponibilizado um portal na internet específico para o projeto Desenvolva, onde as propostas de atuação, bem como os projetos já desenvolvidos, sejam acessíveis a todos. O portal deve servir, ainda, como uma ponte entre a sociedade e a UFSM. Roth acrescenta ainda, que o Fórum terá caráter permanente, podendo promover encontros periódicos e temáticos, visando estreitar as relações entre a Universidade e seus públicos.

Fórum Regional em Cachoeira do Sul – O próximo Fórum Regional de Extensão será realizado em Cachoeira do Sul, na quinta-feira (08), às 9h30min, no Auditório do último andar do Prédio 2 da UFSM-CS (junto ao Colégio Totem). O evento é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (55) 99952 9829.

Divulgação:
Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor