Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso “Projeto de redes de distirbuição de energia elétrica” é ofertado a alunos de Engenharia Elétrica



Hoje foi a realizada a segunda parte do curso “Projeto de redes de distribuição de energia elétrica”, ministrada pelo técnico em eletrotécnica Jean Rossini. O curso é parte do projeto de ensino “Concepção e desenvolvimento de objetos de aprendizagem no ensino de sistemas elétricos de distribuição”, coordenado pelo Prof. Aécio de Lima Oliveira, e foi ministrado aos alunos do 5° semestre do curso de Engenharia Elétrica da UFSM-CS. 

Na primeira parte do curso, que ocorreu no dia 02 de junho, foi realizado o projeto de uma rede rural de distribuição de média e baixa tensões, conforme requisitos técnicos estabelecido nas normas da concessionária de energia elétrica. No segundo dia, foi realizado o projeto de Regularização dos Níveis de Tensão (RNT) de uma rede urbana de distribuição de energia elétrica.

Durante curso, foram apresentados tópicos relacionados à escolha do traçado, localização de postes e equipamentos, cálculo de esforços, escolha de estruturas, dimensionamento de condutores, proteções e transformadores, bem como o desenho da rede projetada em software CAD.

 

IMG 2676

IMG 2673

IMG 2678

IMG 2682

IMG 2683

IMG 2684

IMG 2685

IMG 2688

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-741

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes