Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS realiza sua Competição de Catapultas

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (05), a 4ª edição da Competição de Catapultas da UFSM-CS. O evento, que aconteceu no pátio do Prédio 1 do Campus Cachoeira do Sul, faz parte da disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica e tem como objetivo unificar as áreas de conhecimento teórico de disciplinas de áreas da matemática como o  cálculo e álgebra linear aplicada a prática, que engloba disciplinas do conhecimento especifico e profissionalizante como dinâmica dos corpos, mecânica, física.

Ao tornar as aulas mais praticas, saindo dos moldes do ensino no qual o professor ensina de forma expositiva e ao  final do conteúdo são aplicadas provas individuais, a Competição também prepara os alunos para o mercado de trabalho, já que os ajuda a desenvolver o trabalho em equipe e a capacidade de trabalhar as disciplinas da graduação de forma conjunta. Além disso, esta competição visa tornar as aulas mais interessantes e atrativas, pois aplica ferramentas da matemática para situações reais, quebrando uma barreira de entendimento e aplicação de conceitos de cálculo e álgebra, entre outros.e trabalho.

Por fim, segundo o coordenador da Competição, Professor Juan Galvarino Cerda Balcazar, o objetivo secundário desta competição é preparar os alunos para organizarem grupos de competição promovidos pela SAE BRASIL, nas áreas de projetos de carros de corrida e off road, aeronaves em escala em Aerodesign e agora a modalidade de Helidesign, que visa o projeto de aeronaves elétricas nos moldes das aeronaves comerciais denominadas drones.

O evento se baseia na construção de uma catapulta pelas equipes participantes. Durante a competição, o objetivo é lançar um projétil (bola de tênis) a maior distância possível. Para isso, as equipes precisam utilizar teorias matemáticas para projetar e construir a catapulta, dentro das especificações estabelecidas no regulamento da competição. Cada equipe tem cinco tentativas para alcançar a maior distância.Na edição deste semestre, 5 equipes se inscreveram. A 3ª colocada foi a equipe composta pelos alunos, Jonas Wiliam Freitas Lopes, Vitor Moraes da Silva, Bruno Pedroso Severo, Patrick Uriel Barbosa Pfüller, Bruno Ferraz Tisato, Igor Soares Oliveira, Rafael de Freitas Quandt, João Vitor Lopes Pedroso, Eduardo Rex, Matheus Paixão Cavalheiro e Felipe Daronco Cereta. Com a catapulta “Tisadeus”, o projétil lançado atingiu a distância de 45m. Já a equipe formada pelos alunos João Victor Galvão do Prado Souza, Lucas de Liz Ribeiro, Gustavo Vargas Curry, Carolline Cecilia Wild, Ariane Brum Rodrigues, Rodrigo Correa Santos, Marcio Guerreiro Brito Neto, Lucas Batista Panta e Henrique Jahnke Hoch ficou com o 2º lugar. Apesar da catapulta “Cepo de Madeira” ter atingido a mesma marca da 3ª colocada (45m), devido ao seu tamanho, conquistou a 2ª posição. Por fim, o 1º lugar ficou com a equipe dos alunos Bruno Costa, Gabriel Trevisan Neto, Gyovany Pinto Guidolin, Henrique Afonso Priebe,  João Arthur Melo Bottlender, Juliana Aguiar Macedo, Mateus Souto de Andrades, Vitor Daniel Horbach, Thales Loebens, Leonardo Almeida Löbell. A catapulta “Mangonel” conseguiu lançar o projétil a uma distância de 47 m.

As equipes que ficaram nas três primeiras colocações.