Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de Pesquisa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM-CS apresenta primeiros resultados em evento do Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul



Integrando as comemorações dos 30 anos do Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul, às 13:30h do dia 10 de agosto de 2017, no Auditório da Casa de Cultura Paulo S. Vieira da Cunha, houve a apresentação para a comunidade dos resultados da 1ª etapa do Projeto de Pesquisa “Evolução Histórica da Configuração Urbana de Cachoeira do Sul”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM – Campus Cachoeira do Sul.
 
A fim de sistematizar a evolução do traçado urbano de Cachoeira do Sul, relacionando o processo de crescimento a uma periodização e a fatores de ordem político-econômica e sociocultural, o projeto de pesquisa em questão consulta fontes historiográficas, sobretudo, informações veiculadas via representações cartográficas e arquitetônicas (mapas, plantas etc.). Sendo assim, a coordenadora do projeto de pesquisa, Profa. Letícia de Castro Gabriel, e alunos voluntários do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Andreza Micaela Oliveira Nunes, Gustavo Streck Severo e Schayane Dias Pereira, passaram a desenvolver trabalho junto ao Arquivo Histórico. 
 
Em um primeiro momento, o trabalho necessitou sistematizar as fontes de pesquisa,dentre as quais uma boa parte refere-se ao acervo particular doado pela Construtora Cachoeirense. Sendo assim, o que foi apresentado no auditório da Casa de Cultura visou expor qual foi a metodologia utilizada para a organização do acervo cartográfico e arquitetônico encontrado e analisado no órgão público em questão. Contribuíram para a realização deste processo, o qual ocorre desde setembro de 2016, Mirian Ritzel e Neiva Köhler.

A importância do até então realizado, além de contribuir para a pesquisa acadêmica em geral, é facilitar o acesso da comunidade a informações que contam sobre o processo edificatório e sobre a configuração do espaço urbano de Cachoeira do Sul. Fontes documentais que estavam suscetíveis a danos e/ou em dificuldade de consulta, agora encontram-se, em sua quase totalidade, identificadas, catalogadas e logo estarão disponíveis para o adequado manuseio. 

 

A apresentação desta etapa da pesquisa foi desenvolvida pelos próprios acadêmicos que detalharam todas as etapas desenvolvidas até o presente momento, despertando o interesse dos convidados, bem como suscitando as várias possibilidades de continuidade do trabalho. Na apresentação ainda foi salientado que oportunas colaborações de entes privados e de outros órgãos públicos do município poderiam auxiliar na constituição de um consistente banco de dados de ordem urbana e arquitetônica.

 

IMG 7319
IMG 7311
IMG 7304
IMG 7291
IMG 7283
 


Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-816

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes