Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acadêmicos da disciplina de Motores e Tratores realizam visita técnica em retificadora de motores



Os acadêmicos dos cursos de graduação em Engenharia Agrícola e Engenharia Mecânica realizaram na tarde do dia 09 de outubro, uma visita técnica á Retificadora Fogliatto. Esta é a segunda turma que a equipe da Retificadora recebe em suas instalações neste ano. Durante a visita, os acadêmicos foram recebidos pelo Sr. Carlos Fogliatto, proprietário da empresa, que fez questão em guiar a visita técnica.

O Sr. Carlos apresentou de forma minuciosa o funcionamento da retificadora, iniciando pelo setor de recebimento dos motores. Neste setor foram apresentadas as máquinas e procedimentos utilizados na limpeza dos motores. O próximo setor visitado foi o de testes e ajustes de bombas injetoras. Neste setor os alunos conheceram duas máquinas, uma computadorizada e outra com princípio de funcionamento mecânico.

            Seguindo a visita, o Sr. Carlos detalhou os setores responsáveis pela tornearia de peças, balanceamento de árvore de manivelas, retífica de blocos e cabeçotes, explicando o funcionamento de cada máquina bem como os processos realizados por elas. Apresentou, na sequência, o setor de peças de reposição da empresa, um almoxarifado sistematicamente organizado, tal quais os demais setores da empresa.

A visita teve duração de uma hora e permitiu aos acadêmicos conhecer, além do funcionamento e máquinas de uma retificadora, as partes dos motores de combustão interna estudados em sala de aula. A visita faz parte das atividades práticas da disciplina de Motores e Tratores, lecionada pelo Prof. Dr. Eduardo Leonel Bottega, que tem buscado parcerias junto a empresas da cidade, objetivando oportunizar aos acadêmicos uma vivência prática do que se é estudado em sala de aula.

 

Visita Fogliatto 09 09 2017

Da esquerda para direita: Irajá, Prof. Dr. Eduardo L. Bottega, Maicon, Sr. Carlos Fogliatto (Proprietário da Retificadora) e Clarissa. Foto: Ana Fogliatto.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-841

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes