Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS apresenta a 5ª edição da sua Competição de Catapultas

Iniciam hoje (19) as inscrições para a 5ª edição da Competição de Catapultas da UFSM-CS.O evento, que deve ocorrer no início de dezembro, surgiu como uma atividade da disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica. Atualmente, alunos de todos os cursos do Campus Cachoeira do Sul podem participar.

A Competição de Catapultas tem como um de seus objetivos unificar as áreas de conhecimento teórico de disciplinas de áreas da matemática, como cálculo e álgebra linear aplicada a prática, que engloba disciplinas do conhecimento especifico e profissionalizante como dinâmica dos corpos, mecânica, física.

A ideia é sair um pouco dos moldes tradicionais do ensino, no qual o professor ensina de forma expositiva e ao final do conteúdo são aplicadas provas individuais. Assim as aulas se tornam mais interessantes e atrativas, com a aplicação de ferramentas da matemática para situações reais, quebrando uma barreira de entendimento e aplicação de conceitos de cálculo e álgebra para este trabalho. Além disso, a atividade aproxima o aluno do mercado de trabalho,  já que a competição também busca desenvolver habilidades como trabalho em equipe (cooperação) organização, cronograma, etapas de projetos e operação.

O objetivo secundário desta competição e preparar os alunos para organizarem grupos de competição promovidos pela SAE BRASIL, nas áreas de projetos de carros de corrida e off road, aeronaves em escala em Aerodesign e agora a modalidade de Helidesign que visa o projeto de aeronaves elétricas nos moldes das aeronaves comerciais denominadas drones.

As inscrições irão até o dia 22 de novembro de 2017 e devem ser feitas através de formulário online.

Mais informações podem ser encontradas no regulamento da competição.