Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Alunos da Arquitetura e Urbanismo realizam visitas técnicas em espaços de Cachoeira do Sul

Os alunos das disciplinas de Técnicas Retrospectivas, ministrada pela Prof. Luiza Segabinazzi Pacheco Delongui, e Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VIII, ministrada pelo Prof. Mateus Rosada, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM-CS, realizaram diversas atividades práticas no último mês.
No dia 25 de setembro, os estudantes estiveram, acompanhados dos dois professores, no escritório da arquiteta Elizabeth Thomsen para uma tarde de vivência patrimonial. Na oportunidade, a arquiteta explicou um pouco sobre o projeto de restauro do Paço Municipal, atual Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima, ressaltando a importância de preservar e conservar bens de interesse histórico e arquitetônico, e ainda versou sobre o projeto de intervenção da Villa Minssen, residência histórica do Bairro Rio Branco).

Visita Thomsen 1

Visita Thomsen 2

Visita Thomsen 3

Já no dia 28 de setembro, os alunos da disciplina e Teoria e História VIII, que trata sobre as teorias do patrimônio cultural, realizaram uma visita técnica ao Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul, onde foram recebidos pela sua diretora, a historiadora Mirian Ritzel. A visita foi focada nas formas e nos processos de inventário e de tombamento de bens históricos. A diretora do arquivo explanou como se deram os primeiros inventários realizados na cidade, como é organizado e como funciona o arquivo municipal e qual é a dinâmica de funcionamento do COMPAHC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural), cuja sede está localizada numa sala do arquivo e do qual Mirian Ritzel é conselheira. A historiadora ainda frisou aos alunos sobre a importância de se preservar a memória da cidade e os traços identitários de Cachoeira do Sul. A visita contou com o apoio e a orientação da Prof. Luiza Segabinazzi Pacheco Delongui.

Visita Arquivo

Por fim, no dia 17 de outubro, os discentes das duas disciplinas tiveram a oportunidade de conhecer a Fazenda da Tafona, situada no distrito de Cordilheira, bairro Porteira Sete, em Cachoeira do Sul. O objetivo da visita foi conhecer a edificação principal da fazenda (residência + Tafona), tema do trabalho final das referidas disciplinas. Os alunos realizaram levantamentos de patologias das fachadas da edificação da casa e de levantamento fotográfico para os referidos trabalhos. O material produzido pelos alunos auxiliará o projeto de extensão “Fazenda da Tafona”, realizado no Campus e sob a coordenação da Prof. Ana Rita Wollmann, do qual ambos os professores e parte dos alunos são colaboradores.

Visita Tafona 1

Visita Tafona 2