Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Docentes da UFSM-CS são contemplados no Edital Auxílio Recém Doutor da FAPERGS

O Edital de Auxílio Recém Doutor (ARD) da Fundação em Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) teve por objetivo viabilizar as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisas em ciência, tecnologia ou inovação em instituições de ensino públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul.

Na edição de 2017, 595 propostas foram enquadradas. O total de recursos disponibilizado para este Edital foi de R$ 2 milhões. Destas 595 propostas, somente 125 foram aprovadas.

Entre os projetos aprovados, estão três propostas de docentes da UFSM – Campus Cachoeira do Sul:

O Prof. Giovani Zabot, doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi contemplado com recursos de custeio e capital para o projeto “Integração de tecnologias de processamento para uso integral de cascas de arroz”.

A Prof. Silvana Maldaner, doutora em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi contemplada com recursos de custeio e capital para o projeto “Microgerador Eólico numa Perspectiva Social e Ambiental”.

O projeto de pesquisa “Arquitetura de Gerenciamento de Consultas em Bancos de Dados Relacionais Baseadas em Ontologias de Contexto que Descrevem Ambientes Ubíquos”, coordenado pelo Prof. Vinícius Maran, doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também foi contemplado com recursos de custeio e capital.

Os recursos adquiridos através do Edital serão utilizados para compras de equipamentos e materiais de consumo para laboratórios de pesquisa da UFSM – Cachoeira do Sul, custear atividades de pesquisa, pagamento de bolsas, entre outras aquisições. Dessa forma, essas pesquisas, além de contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, poderão abrir espaços para pesquisas futuras.