Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Grupo de Estudos sobre Docência no Ensino Superior realiza primeiro encontro na UFSM-CS

Na última terça-feira (24), foi realizado o primeiro encontro do Grupo de Estudos sobre Docência no Ensino Superior, uma iniciativa de formação continuada docente da Coordenadoria Acadêmica e do Núcleo de Apoio Pedagógico.

Na ocasião, foi apresentado o projeto que fundamenta a ação, a legislação que prevê a formação continuada como uma incumbência do profissional da educação e exemplos de práticas em outras universidades, como a UFRGS e a UFSC. Também foram definidos o elenco temático e o método de estudo do grupo, o qual deverá abrir espaço para relatos do cotidiano de sala de aula. Por fim, discutiu-se acerca do tema “Identidade docente”, com base em texto da obra Docência no Ensino Superior, de Selma Pimenta e Léa Anastasiou, expoentes pesquisadoras na área de educação.

O próximo encontro, a ser realizado no dia 8 de maio, das 13h30min às 15h, no Ateliê 4, abordará a temática dos paradigmas educacionais: da instrução, da aprendizagem e da comunicação, tomando por suporte o artigo intitulado Instruir, aprender ou comunicar: reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar, de Rui Trindade e Ariana Cosme, docentes da Universidade do Porto.

Os servidores, docentes e técnico-administrativos, que tiverem interesse em participar do grupo, podem entrar em contato com a Coordenadoria Acadêmica e o Núcleo de Apoio Pedagógico.