Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório Didático de Motores e Máquinas Agrícolas (LADiMM) recebe doação de equipamentos para pulverização aérea



Na manhã do dia 02 de maio, o Prof. Dr. Eduardo Leonel Bottega recebeu a doação de equipamentos empregados na pulverização aérea. Os equipamentos foram doados pela empresa TRAVICAR TECNOLOGIA AGRÍCOLA, com sede em Porto Alegre (RS).

 

Foram doados um bico pulverizador tipo leque (Fig. 1), um bico pulverizador eletrostático (Fig. 2) e um atomizador rotativo de tela com regulador de vazão V.R.U. (Fig. 3).

De acordo com o fabricante, o bico pulverizador tipo leque Travicar foi desenvolvido para atender clientes exigentes. É devidamente vedado, injetado em polímero com elevada resistência à abrasão, resistência química e excelente uniformidade dimensional para garantir a formação de um leque preciso.

DSC 0005

Figura 1. Bico pulverizador tipo leque (Foto: Prof. Dr. Eduardo Leonel Bottega)

 

O sistema eletrostático SPE, foi desenvolvido no Brasil para atender a necessidade de redução de calda e incremento na eficácia da aplicação de defensivos agrícolas. O sistema foi projetado para aeronaves agrícolas. O grande diferencial da utilização de sistemas eletrostáticos na aplicação de defensivos é o poder da atração, pois as gotas adquirem uma carga estática, ficando carregadas e atingindo maior velocidade na deposição, evitando sua evaporação.

 

DSC 0004

Figura 2. Bico pulverizador eletrostático (Foto: Prof. Dr. Eduardo Leonel Bottega)

 

O atomizador rotativo Travicar possui defletor em aço inox e tela em aço inox perfurado. O equipamento é montado com rolamentos blindados que suportam três vezes mais rotação que o necessário, prolongando assim a durabilidade do equipamento. A tela em aço inox perfurado garante o balanceamento do conjunto, pois é rígida, sendo menos afetada pela rotação e atrito. Possui parede lisa para dificultar que partículas fiquem aderidas prejudicando a aplicação e o balanceamento.

 

DSC 0002DSC 0003

Figura 3. Atomizador rotativo de tela com regulador de vazão V.R.U. (Foto: Prof. Dr. Eduardo Leonel Bottega)

 

Os equipamentos doados foram incorporados ao Laboratório Didático de Motores e Máquinas Agrícolas (LADiMM), que está sendo estruturado pelos professores do curso de Engenharia Agrícola, Eduardo Leonel Bottega e Tiago Rodrigo Francetto, responsáveis pela área de Mecanização Agrícola. O objetivo principal é proporcionar aos acadêmicos a interação prática com os equipamentos estudados em sala de aula, potencializando o aprendizado.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-1112

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes