Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Alunos do curso de Engenharia de Transportes e Logística realizam visita técnica em Porto Alegre

Acompanhados pelos professores Alejandro Ruiz Padillo e Brenda Medeiros Pereira, alunos das disciplinas iniciais do eixo de Transportes do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM-CS realizaram, na última quinta-feira (7), em Porto Alegre, visitas técnicas em empresas da área de atuação do curso. O objetivo da viagem era conhecer os locais e órgãos atuantes em diferentes modais de transporte, assim como compreender in loco vários dos conceitos apresentados em sala de aula nas disciplinas de Introdução à Engenharia de Transportes e Logística (1º semestre), Introdução aos Sistemas de Transportes (2º semestre) e Engenharia de Tráfego I (4º semestre).

Inicialmente, os integrantes da UFSM foram recebidos pela equipe da empresa pública Trensurb, que opera o transporte metropolitano da Grande Porto Alegre pelo modal ferroviário. No seu Centro Administrativo da instituição, foram apresentados os setores da empresa em uma conversa com os gestores responsáveis, além de uma explicação detalhada em frente ao Centro de Controle de Operações (CCO), onde são monitorados todos os trens metropolitanos da linha operada pela Trensurb. Na sequência, deslocaram-se até a estação mais próxima, onde puderam acompanhar a passagem dos trens no próprio local, assim como fazer uma viagem no Aeromóvel, veículo que realiza o trajeto de 800 metros da estação até o aeroporto em apenas 90 segundos.

1 - Trensurb

Logo após, o local de visita foi a sede da Triunfo Concepa, empresa concessionária responsável pela operação e manutenção da BR-290, conhecida como “Freeway”. Os engenheiros responsáveis trouxeram informações e dados sobre o funcionamento da concessão da rodovia, que está a cargo da organização há 21 anos, e quais são as demandas que o alto tráfego de veículos impõe aos operadores, além das contrapartidas que a Triunfo Concepa precisa entregar para manter a rodovia em perfeitas condições de uso. Também visitaram o CCO da empresa e puderam acompanhar ao vivo o içamento da Ponte do Guaíba, também sob vigilância da Triunfo Concepa. Em um último momento, no pátio da própria empresa, veículos utilizados na BR-290 estavam à disposição para que os alunos e professores pudessem olhar de perto e conversar com o pessoal que realiza seu trabalho diário na própria rodovia.

2 - Triunfo Concepa

Ao final, o grupo se dirigiu à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), responsável pelo gerenciamento de todo o trânsito urbano de Porto Alegre. Após uma breve apresentação sobre a empresa, discutiram-se questões como o Plano de Mobilidade para a cidade, as alternativas de uso de bicicleta implantadas e seus resultados, as políticas de transporte público coletivo e estratégias de segurança viária na mobilidade urbana da capital. Para encerrar o dia, o CCO da empresa também foi visitado, onde foi possível verificar como é feito o monitoramento das vias urbanas da cidade, principalmente no horário de pico da tarde, cujo demanda de tráfego é considerável, com ênfase na coleta de dados de tráfego, controle semafórico das interseções e gerenciamento em geral do trânsito urbano.

3 - EPTC

Verificando a grande participação e interesse dos alunos, todas as empresas e seus profissionais agradeceram pela oportunidade de demonstrar os processos de operação e controle, além do funcionamento interno e processos de gestão, e elogiaram o curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM pelo impacto positivo que está trazendo para o desenvolvimento do município de Cachoeira do Sul e, futuramente, para todo o Estado.