Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

BOLSISTA DO LAMOT REPRESENTA A UFSM-CS NA JORNADA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM MACEIÓ (AL)

O bolsista do Laboratório de Pesquisa de Mobilidade e Logística (LAMOT), Samuel Augusto Mota Silva, participou na Jornada Nacional de Iniciação Científica. O evento faz parte da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ocorreu entre os dias 22 e 28 de julho, na Universidade Federal do Alagoas, em Maceió (AL). O acadêmico do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM-CS apresentou o trabalho intitulado “Proposta de ferramenta de Inspeção Qualitativa Multicritério Para Sinalização Viária em Rodovias”, produzido em co-autoria com os também bolsistas do LAMOT Raquel Cristina Ferreira Silva e Samuel Baesso Müller, orientado pelo professor Alejandro Ruiz Padillo e com a colaboração dos professor Lucas Delongui. Esse trabalho havia sido premiado pela comissão científica da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) 2017 entre os 40 melhores trabalhos.

Segundo o Samuel, “como acadêmico do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM – CS, posso afirmar que foi uma experiência magnífica ter tido a honra de participar de um evento da grandeza da SBPC e apresentar um trabalho totalmente realizado dentro do nosso Campus”. A SBPC está ligada ao processo de evolução social, política e econômica brasileira e, especialmente, com a institucionalização da ciência e o desenvolvimento científico e tecnológico no País. Além da política, a história da SBPC é marcada pela luta pela consolidação de uma cultura científica no Brasil.

O bolsista ainda afirma que “é muito gratificante poder recolher alguns frutos que plantamos com o nosso trabalho e, o mais importante, divulgá-los de uma forma que eles sejam úteis para toda a sociedade; que o trabalho desenvolvido por nós acadêmicos dentro do LAMOT, sob a coordenação do nosso orientador, não fique preso somente dentro de nossa Universidade”. O trabalho desenvolvido no Laboratório tem o objetivo de trazer melhorias para a sinalização viária, com aplicações práticas, de baixo custo e de grande qualidade, através da engenharia.

IMG 20180725 091342670

IMG 20180725 091342669