Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório da UFSM-CS desenvolve Sistema de Recomendação de Calagem e Adubação



No último sábado (25), foi lançado o sistema AgroFert. O sistema foi desenvolvido pelo Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC) na Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS). O desenvolvimento do sistema contou com a colaboração de professores, alunos e técnicos administrativos em educação da UFSM-CS e foi coordenado pelos professores Paulo Ademar Avelar Ferreira e Vinícius Maran, e contou com o apoio do professor Cledimar Rogério Lourenzi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O AgroFert é um sistema web que foi criado com o objetivo de desenvolver e manter atualizado um sistema de cálculo para calagem e adubação. O sistema visa o manejo da fertilidade do solo para a obtenção de altas produtividades através do fornecimento de quantidades adequadas e balanceadas de nutrientes às culturas, bem como a redução das perdas de nutrientes para o ambiente dentro do sistema agrícola brasileiro. Nesta primeira versão, as recomendações de corretivos e fertilizantes podem ser realizadas para as culturas de grãos das regiões do Cerrado, estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

postagem no ar

O AgroFert pode ser acessado e utilizado de forma gratuita em: https://agrofert.app. O sistema é responsivo e pode ser utilizado tanto em dispositivos móveis quanto em computadores. Após o usuário acessar o sistema e realizar um cadastro de informações básicas, podem ser cadastradas no sistema as áreas e informações de análises químicas de solo. A partir destas informações, o sistema interpreta os resultados inseridos e realiza as recomendações de corretivos e fertilizantes quando necessários. Além disso, o sistema permite que o produtor acompanhe a evolução das características químicas de cada área cadastrada, verificando o que está melhorando ou não dentro de seu sistema de produção.

exemplodeuso

 

Exemplo de utilização do AgroFert – Acompanhamento da evolução da fertilidade do solo.

 

 

Para saber mais sobre o LUMAC, acesse as redes sociais oficiais do laboratório (www.facebook.com/ufsmcs.lumac) e o site www.ccsul.ufsm.br/lumac. Também é possível acompanhar as redes sociais do AgroFert (www.facebook.com/agrofertapp e @agrofertapp) e o site oficial do sistema (https://agrofert.app).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-1250

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes