Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Pesquisa desenvolvida por professor da UFSM – Cachoeira do Sul é finalista de Prêmio de AASHE

O artigo intitulado “Identifying and Overcoming Obstacles to the Implementation of Sustainable Development at Universities” publicado no Journal of Integrative Environmental Sciences,em 18 de agosto de 2017, foi selecionado como finalista do prêmio de Sustentabilidade da AASHE (Associação Americana para o Avanço da Sustentabilidade no Ensino Superior).

O trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida durante o período sanduíche de doutorado no exterior do docente da UFSM-CS Lucas Avila, em 2016. A pesquisa foi realizada juntamente com a equipe de pesquisadores do Inter-University Sustainable Development Research Programme (IUSDRP) sediado na Alemanha, sendo a coleta de dados realizada com os participantes no World Symposium on Sustainable Development at Universities (WSSD-U), realizado na Massachusetts Institute of Technology – MIT, em Boston nos Eua.

Prêmio Lucas Avila - Set. 2018

Professor Lucas Avila no Simpósio WSSD-U na Universidade de Massachusetts.

Fazem parte do estudo, os pesquisadores Walter Leal Filho (Hamburg University of Applied Sciences – Alemanha), Yen-Chun Jim Wu (Professor of Graduate Institute of Global Business and Strategy, College of Management at National Taiwan Normal University, Taiwan), Luciana Londero Brandli (Universidade de Passo Fundo – UPF), Ulisses Miranda Azeiteiro (Universidade de Aveiro – Portugal); Sandra Caeiro (Professor no in the Department of Science and Technology at Universidade Aberta (UAb), and a senior researcher at CENSE – Center for Sustainability and Environmental Research from New University of Lisbon, Portugal), e a Professora Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga (Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Administração – UFSM).

A AASHE é uma das principais promotoras sobre a temática da sustentabilidade no Ensino Superior no mundo, sendo responsável pela orientação, formação e capacitação sobre os temas do Desenvolvimento Sustentável a Gestores e Reitores de Universidades de diferentes continentes a mais de uma década.

Segundo o Prof. Lucas Avila, este prêmio é de extrema importância, pois representa que há pesquisadores atuando neste conceito, com trabalhos sendo reconhecidos no contexto mundial. “A área de Desenvolvimento Sustentável em Universidades está sendo impulsionada pela ONU, para ser aplicada em diversas ações para atender os 17 objetivos, que são determinadas como metas. As universidades brasileiras estão, aos poucos, avançando nesse processo, em especial as federais. A UFSM, por meio da Pró-reitoria de Extensão, está desenvolvendo vários estudos, visando aplicar ações institucionais”, afirma Lucas.

O artigo concorre juntamente com outros 4 trabalhos, na seção de publicação e pesquisa acadêmica – http://www.aashe.org/news/2018-award-finalists/ Os vencedores do prêmio serão anunciados nesta terça-feira (02), na cerimônia de abertura da Conferência AASHE & Expo, em Pittsburgh, Pensilvânia nos Estados Unidos.