Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo realizam visitas técnicas em Pelotas e Jaguarão

Acompanhados pelos professores Luiza S. Pacheco Delongui, Juliana Pavan, Mateus Rosada, Luciani Lens e Michelle Morais, o grupo realizou diversas visitas relacionadas às disciplinas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, Teoria do Patrimônio, Técnicas de Restauro e Intervenção e Projeto VI.

No dia 28 de setembro, o grupo conheceu importantes exemplares da arquitetura pelotense. O percurso iniciou no Mercado Central (1) e percorreu a Praça Coronel Pedro Osório, que contempla em seu perímetro a Prefeitura Municipal, Biblioteca Municipal, Grande Hotel, Teatro Sete de Abril (2), Museu do Doce – Casarão nº 08, entre outras edificações. Este trajeto foi guiado pelo Arquiteto Guilherme Pinto de Almeida.

(1) Mercado Central (Pelotas, RS).

(2) Teatro Sete de Abril (Pelotas, RS).

Na sequência do roteiro, foi possível conhecer ainda todo o processo de fabricação dos ladrilhos hidráulicos. O material é utilizado tanto para revestimento de pisos e/ou paredes e o processo de fabricação é realizado de forma artesanal. A visita ocorreu na Fábrica de Mosaicos, fundada em 1914, considerada referência no assunto no Brasil (3).

(3) Fábrica de Mosaicos (Pelotas, RS).

Em Pelotas ainda foram realizadas visitas técnicas ao Campus ANGLO da UFPel, Charqueada São João, Escola Santa Mônica – Altos do Laranjal, Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, Parque da Baronesa.

No domingo (30), o grupo foi até Jaguarão, cidade que faz fronteira com o Uruguai, e que possui um importante conjunto histórico e paisagístico, tombado pelo IPHAN em 2011. Foram realizadas visitas ao Teatro Politheama Esperança, construído no final do século XIX, Igreja Matriz Divino Espírito Santo (4), Mercado Público Municipal, e Antiga Enfermaria Militar, localizada no Cerro da Pólvora, ponto mais alto da cidade, onde está sendo construído o CIP – Centro de Interpretação do Pampa.

(4) Igreja Matriz Divino Espírito Santo (Jaguarão, RS).