Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Projeto da Engenharia Elétrica da UFSM-CS encerra atividades de 2018

Esse semestre o curso de Engenharia Elétrica da UFSM-CS, através do projeto “Plataforma Arduino como Ferramenta de Ensino Tecnológico de Alunos do Ensino Médio da Região do Vale do Jacuí”, esteve presente na Escola Estadual Borges de Medeiros. O projeto foi desenvolvido pelo aluno Henrique Jahnke Hoch e coordenado pelo professor Josué Rigue. Também participaram do projeto os professores Lucas Giulini Scherer (idealizador do projeto), Celso Becker Tischer, Cristiane Cauduro Gastaldini, Fábio Beck e Diogo Pauletti, os técnicos administrativos Angélico Loreto Teixeira e Marcel Magalhães Sobrinho e a acadêmica Amanda Wohlfahrt Reis.

O objetivo do projeto era, através da utilização da plataforma Arduino, unir o ensino tecnológico ao ensino de lógica de programação, eletrônica, física e matemática, assim ampliando os conhecimentos dos estudantes do ensino médio e os motivando a aprender mais sobre essas áreas, através de aplicações reais vistas no dia-a-dia como automação residencial, robótica, etc.

O projeto foi realizado com alunos do terceiro ano e totalizou em torno de 15 horas, entre atividades teóricas e experimentais. O projeto culminou em uma amostra realizada no dia 19 de novembro nas dependências da escola. Nesse momento também foi realizado o encerramento das atividades, momento que contou com a presença de toda a comunidade escolar – alunos, servidores e a presença da diretora Ana Cristina de Carvalho Friedrich – e de diversos representantes da Universidade Federal de Santa Maria, entre eles o diretor do campus de Cachoeira do Sul, professor Rogério Brittes.