Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS participa de reunião com secretário estadual de Logística e Transporte

O diretor do campus Cachoeira do Sul, Prof. Rogério Brittes, e o Prof. Alejandro Ruiz Padillo, coordenador do Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da UFSM-CS, representaram a Universidade em uma comitiva do município que se reuniu com o secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, em Porto Alegre, na última terça-feira (19).

O objetivo da reunião foi falar sobre o acesso ao campus da UFSM em Cachoeira do Sul, na VRS 809. Além do secretário e dos representantes da UFSM, estiveram presentes no encontro o prefeito de Cachoeira do Sul, Sérgio Ghignatti, o secretário municipal do Trabalho, Felipe Franja, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto de Moura Moraes, o engenheiro do município, Mauro Camillo, e o diretor de Operações Rodoviárias do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), Eng. Walter Moreira.

Com a intenção de ver a viabilidade e a forma como será executada a obra de acesso por parte da prefeitura, o prefeito Ghignatti apresentou as necessidades de acesso para o campus e solicitou assessoramento ao DAER sobre como realizar as obras do acesso. O Eng. Walter Moreira mostrou o melhor procedimento, indicando a documentação necessária técnica e jurídica. O processo será um termo de cooperação entre a prefeitura e o DAER, no qual o município é autorizado a realizar a intervenção na rodovia e a autarquia estadual compromete-se com a colaboração técnica para a elaboração e execução do projeto viário.

O Eng. Mauro Camillo já está trabalhando no projeto, que será anexado à solicitação oficial, e que conta com o suporte do Eng. Walter Moreira, integrante do DAER, e dos professores Alejandro Padillo, Daniel Winter e Régis Lopes da Silva, integrantes do LAMOT.

O LAMOT auxiliará o engenheiro da prefeitura no desenho do acesso (tipo, dimensões geométricas e materiais), com dados de tráfego estimado, assim como nas questões de segurança viária que devem ser previstas (visibilidade, sinalização, entre outros).

A direção da UFSM-CS se comprometeu em auxiliar na preparação da documentação, enviando  as informações necessárias para a prefeitura, bem como articulando as parcerias com outros agentes, como a Polícia Rodoviária Estadual para que auxiliem nos primeiros dias no acesso.

Foto: Divulgação da Secretaria de Logística e Transporte.

No final do encontro, os professores Alejandro Padillo e Rogério Brittes aproveitaram a oportunidade para manifestar que o campus de Cachoeira do Sul tem interesse em estabelecer convênio com o DAER para estágios e desenvolvimento de projetos.

Ainda estiveram presentes no encontro, o chefe de gabinete do secretário estadual de Logística e Transportes, Sarico Moura; Janir Branco e Sandro de Oliveira, assessor e chefe de Gabinete do Deputado Estadual Fábio Branco, respectivamente; e o assessor do Deputado Juvir Costella, Antônio Sodré.

Laboratório da UFSM-CS colabora com a instalação do acesso

Para realizar o projeto da obra, a prefeitura de Cachoeira do Sul vem contando com a colaboração do Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT), do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM-CS. O LAMOT, ainda em 2018, já realizou estudos sobre os padrões de viagens da comunidade acadêmica do campus, fornecendo dados importantes para o planejamento do transporte até o campus definitivo, fundamentalmente em relação ao transporte público. Após este estudo, a direção da UFSM-CS solicitou ao LAMOT orientações sobre as possibilidades desse novo acesso (local, tipo e outros detalhes). Durante a reunião da última terça-feira, o Prof. Alejandro Padillo ofereceu os trabalhos do Laboratório para auxiliar e agilizar o processo de instalação do acesso ao campus definitivo de Cachoeira do Sul.

Segundo o coordenador do LAMOT, Prof. Alejandro Padillo, esta colaboração é muito importante tanto para o Laboratório quando para o curso de Engenharia de Transportes e Logística, pois mostra a aplicação, na prática, do que é estudado e pesquisado na universidade. “Estamos orgulhosos, professores e alunos, de que nosso trabalho seja utilizado para auxiliar nas decisões do Campus e de Cachoeira em geral”, afirma Alejandro.

Para o professor são oportunidades como esta que dão visibilidade ao curso e ao profissional formado nesta área. “Assim fica evidente a importância das atribuições dos futuros engenheiros de transportes e das áreas de atuação do curso no nosso dia a dia, e a necessidade de que estes profissionais estejam presentes em órgãos públicos e privados. Com estas colaborações conseguimos que seja valorizado o trabalho desenvolvido no LAMOT e que seja divulgada a existência do curso, único no estado do Rio Grande do Sul”, complementa.