Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM garante apoio à Prefeitura de Cachoeira do Sul nas obras de acesso ao campus

Encontro no gabinete do reitor discutiu obras no acesso ao campus Cachoeira.

O acesso viário ao campus da UFSM em Cachoeira do Sul foi pauta de uma reunião no Gabinete do Reitor na última terça-feira (26). O reitor, Paulo Afonso Burmann, recebeu o prefeito de Cachoeira do Sul, Sergio Ghignatti, o diretor e o vice-diretor do campus, Rogério Brittes e Lucas Delongui, o pró-reitor de Infraestrutura, José Mario Soares, e o professor Daniel Winter, do curso de Engenharia de Transportes e Logística.

A Universidade garantiu apoio à Prefeitura na execução da obra de acesso ao campus, localizado às margens da VRS 809, no bairro Passo da Areia. A UFSM comprometeu-se com o fornecimento de combustível para os veículos da Prefeitura que atuarão na obra e com a cedência de um engenheiro eletricista que irá colaborar com o projeto de iluminação do acesso. À Prefeitura caberá a execução do licenciamento ambiental, além das obras de drenagem e construção do aterro.

Nesta quarta-feira (27), uma comitiva formada por representantes da Universidade, do poder público e de entidades de Cachoeira do Sul foi novamente recebida pelo secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, e pelo diretor de infraestrutura do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), Eng. Luciano Faustino, em Porto Alegre. Na ocasião foram acertados os últimos detalhes do acordo de cooperação técnica que será firmado entre o Estado e o Município, autorizando a Prefeitura a realizar a intervenção na rodovia estadual. A minuta do acordo será avaliada pelo conselho do Daer nesta quinta-feira (28) e deverá ser assinada por Ghignatti na sexta-feira (1º).

Reunião com a Secretaria Estadual de Logística e Transporte (SELT) ocorreu na quarta-feira (27).

De acordo com o diretor do campus, as obras devem começar na sexta-feira, após a Prefeitura emitir a ordem de serviço. A previsão é de que o acesso fique pronto até o início das aulas, no dia 11 de março. Brittes salienta que, inicialmente, o trecho ainda não será pavimentado, mas garantirá o acesso da comunidade universitária ao campus. “Esta é uma obra importantíssima para a Universidade, e a Prefeitura tem sido nossa grande parceira, não somente nesta questão, mas desde o início da implantação do campus”, avaliou o diretor.

Transporte coletivo – Outra questão importante para o início do ano letivo na UFSM em Cachoeira se refere à oferta de linhas de ônibus até o novo campus. Segundo Rogério Brittes, a Universidade, por meio do Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot), a Prefeitura e a empresa concessionária do transporte público estão elaborando um documento contendo o detalhamento do serviço. O diretor antecipa que estão confirmadas duas linhas de ônibus que farão o trajeto até o campus, com oferta de horários de 20 em 20 minutos, durante os períodos de pico. Os itinerários e horários serão divulgados em breve.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor / Fernanda Bastos (SELT)