Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docente do Campus da UFSM-CS participa de Simpósio Mundial de Ciência e Pesquisa em Sustentabilidade



Entre os dias 1 e 3 de abril, o coordenador do curso de Engenharia de Transportes e Logística, Prof. Lucas Veiga Avila, representou o Campus Cachoeira do Sul no Second World Symposium on Sustainability Science and Research, na cidade de Curitiba, Paraná. Na oportunidade, o docente apresentou o artigo intitulado “Barriers to innovation and sustainability in universities: an international comparison”. O trabalho faz parte do projeto universal CNPq, coordenado pelo Prof. Lucas Avila, denominado desenvolvimento sustentável: um estudo internacional das barreiras de inovação e sustentabilidade em universidades.

 

Prof. Lucas Avila durante o evento.

 

O evento teve como temática “universidades e comunidades sustentáveis: diálogo acerca das metas da agenda 2030 das nações unidas para o desenvolvimento sustentável” e reuniu os principais pesquisadores mundiais sobre a temática da sustentabilidade, dentre eles: Walter Leal Filho (Alemanha) – editor do International Journal of Sustainability in Higher Education e Rodrigo Lozano (Suécia) – editor do Journal Of Cleaner Production, ambos possuem qualis Capes A1.

 

Participantes do Simpósio.

 

Para o Prof. Lucas Avila, “o Simpósio foi de suma importância, pois, nos três dias de evento, foram apresentados trabalhos de grande impacto e cunho científico sobre avanços empresariais e industriais (de mercado) no contexto da sustentabilidade, bem como, as medidas que as universidades de diversas regiões do mundo estão adotando para atendimento da agenda 2030”. Lucas também salienta que a UFSM possuí uma comissão na qual participa especialistas de diversos setores e unidades da Universidade, que estão desenvolvendo uma série de atividades e ações para implementação da agenda em nosso contexto universitário.

O coordenador de Engenharia de Transportes e Logística ainda aproveitou a oportunidade para conhecer melhor a realidade de Curitiba, cidade considerada por muitos rankings como uma das mais sustentáveis da América Latina em temas como energia e emissões de CO2, opções de transporte, água, gestão de resíduos, qualidade do ar, saneamento, construções verdes e governança ambiental global. Dentre os aspectos, o docente destaca a qualidade da excelente mobilidade urbana e a qualidade do transporte público, que permite vivenciar na prática muitos conceitos e técnicas desenvolvidas em diversas disciplinas do curso.

 

Parada de ônibus em Curitiba.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-1788

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes