Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Com colaboração de docentes da UFSM-CS, Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeira do Sul é finalizado



Na manhã desta quinta-feira (25), representantes da UFSM – Campus Cachoeira do Sul estiveram na Prefeitura Municipal para participar na solenidade oficial de entrega do Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeira do Sul (PLANMOB). Participaram do evento representantes do executivo e do legislativo municipal, o vice-diretor da UFSM-CS, Lucas Delongui, e professores do Campus que fizeram parte da equipe técnica de elaboração do documento.

Participaram da equipe técnica,  os docentes: Alejandro Ruiz Padillo; Bárbara Maria Giaccom Ribeiro; Brenda Medeiros Pereira; Francisco Marchet Dalosto; Laline Elisângela Cenci; Letícia de Castro Gabriel; Samuel Brito; e Verônica Garcia Donoso. O trabalho foi coordenado pelas arquitetas Cristine Eskeff Coelho e Márcia Gonçalvez Heck, servidoras da Prefeitura.

Todos os professores envolvidos na elaboração, bem como a Direção do Campus, receberam das mãos do prefeito, Sérgio Ghignatti, um Certificado de Reconhecimento, no qual a Prefeitura Municipal agradece a colaboração na elaboração do Plano de Mobilidade.

O PLANMOB foi desenvolvido em 9 meses, entre os meses de agosto de 2018 e abril de 2019. O Prefeito salientou a importância da participação dos docentes do Campus Cachoeira do Sul na equipe técnica de elaboração para a realização do Plano. A Profa. Brenda Pereira, do curso de Engenharia de Transportes e Logística, acrescentou que a eficiência na elaboração do documento também se deve ao efetivo trabalho colaborativo, com a participação de todos os setores da sociedade, como as secretarias municipais, o legislativo, a  comunidade, que participou das audiências públicas e dos questionários, e a comunidade acadêmica.

 

UFSM-CS continua com pesquisas para auxiliar no desenvolvimento da cidade

As atividades desenvolvidas pelo grupo que elaborou o PLANMOB de Cachoeira do Sul não vão se restringir somente ao Plano de Mobilidade. O grupo composto pelos docentes da UFSM-CS, acadêmicos e as duas arquitetas do Município estão desenvolvendo outras pesquisas que irão auxiliar no desenvolvimento urbano da cidade. Estas atividades, assim como os levantamentos utilizados no PLANMOB, fazem parte do projeto de extensão “Planejamento colaborativo da mobilidade Urbana”, coordenado pelo Prof. Alejandro Ruiz Padillo.

O projeto prevê ações coletivas que propiciem o planejamento colaborativo entre a Universidade, a Administração Pública e a comunidade em geral em prol do desenvolvimento de execução de Planos de Mobilidade Urbana e a divulgação de suas necessidades, propostas e desafios aos cidadãos. Para isso, os envolvidos irão realizar diversas pesquisas e atividades que vão ao encontro deste propósito.

Uma destas atividades será realizada entre os dias 7 e 11 de maio, na qual o grupo, com auxílio do Exército, irá monitorar o fluxo do entroncamento conhecido como “5 esquinas”. A partir dos dados levantados, será realizado um estudo sobre as melhorias que podem ser realizadas neste local. Após finalizado, o estudo será disponibilizado para a Prefeitura de Cachoeira do Sul.

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-1949

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes