Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Curso de Engenharia Agrícola participa de atividade na Escola Milton da Cruz

No último sábado (04), o curso de Engenharia Agrícola participou de atividades na Escola Milton da Cruz. O evento, denominado “Aula Ponte”, acontece periodicamente na escola e busca auxiliar no desenvolvimento das habilidades de autonomia dos estudantes, além de ajudá-los a compreender melhor o porquê e para quê estudar determinados conteúdos. Não há divisão de classes, nem escolaridade – os estudantes se organizam conforme suas aptidões.

A participação do curso de Engenharia Agrícola no “Aula Ponte” se deu através de atividades desenvolvidas por professores e alunos da UFSM – Cachoeira do Sul. Ao todo foram realizadas quatro dinâmicas, envolvendo conservação da água e do solo, irrigação, hidráulica e química da água. Foram utilizados modelos reduzidos para simulação de erosão do solo, sistema de irrigação por pivô central, tubos e conexões hidráulicas, além de experiência com reagentes químicos para coloração da água. Os materiais utilizados foram construídos para aulas práticas e atividades do curso de Engenharia Agrícola, muitas vezes pelos próprios estudantes.

Segundo o Prof. Ezequiel Saretta da UFSM-CS, atividades como esta são importantes, pois incentivam a interação e a aproximação de estudantes universitários com alunos do ensino fundamental, proporcionando um momento de descontração para as crianças e as motivando a construir, desde cedo, o seu conhecimento.