Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Professores da UFSM-CS participam de audiências públicas na Assembleia Legislativa do RS

Os professores Daniel Winter e Regis Leandro Lopes da Silva participaram, a convite de deputados estaduais, de duas audiências públicas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (RS), representando a Universidade Federal de Santa Maria.
A primeira, ocorrida no dia 29 de maio, tratou da Infraestrutura Hidroviária no Rio Grande do Sul e foi proposta pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo (CEDST). O encontro reuniu autoridades públicas estaduais, representantes de associações e empresas ligadas ao modal hidroviário. O ponto central do debate foi o modelo de gestão que atenderia as necessidades de melhoria na implantação e operação das hidrovias do RS.
Na oportunidade, o prof. Regis explanou sobre as potencialidades da hidrovia do Jacuí, e qual o impacto que o modelo de gestão teria sobre o seu pleno uso. O professor desenvolve um projeto de pesquisa voltado a análise da utilização do Rio Jacuí como rota de escoamento de cargas do interior do estado.

Professor Régis Leandro Lopes da Silva durante audiência do dia 29 de maio.

A segunda audiência, que aconteceu no dia 3 de junho, teve como tema “A situação das barragens no RS”, na qual estiveram presentes representantes do Ministério Publico (MP), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Defesa Civil, Comando Militar do Sul, universidades, empresas operadoras de usinas e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
Trazendo algumas experiências da avaliação das condições de barramentos, o prof. Daniel Winter citou a dificuldade que se tem em assumir a responsabilidade técnica de barragens antigas, e reforçou a importância da universidade na elaboração de estudos em casos mais específicos.

Audiência Pública com a participação do Prof. Daniel Winter, no dia 3 de junho.

As duas participações estão no âmbito de ação do recém formado Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura, sediado no campus da UFSM em Cachoeira do Sul, que busca o estabelecimento de metodologias de estudo e análise dos riscos envolvidos em grandes obras de infraestrutura, sejam eles estruturais, geotécnicos, ambientais e financeiros.

Fotos: Arquivo pessoal dos professores.