Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Conselho Universitário debate Future-se em reunião aberta à comunidade



O Conselho Universitário (CONSU) da UFSM irá realizar uma reunião extraordinária nesta quarta-feira, 2, para debater o Future-se. A reunião é aberta à participação de estudantes, docentes e técnico-administrativos da instituição e tem início às 8h, no Centro de Convenções.

Normalmente, apenas os conselheiros podem participar das reuniões do CONSU, que ocorrem mensalmente. No entanto, por solicitação do reitor Paulo Burmann, esta reunião será aberta à comunidade universitária. A participação de servidores e estudantes em reuniões do Conselho Universitário está prevista no artigo 21 do regimento interno do CONSU, podendo ocorrer em caso de convocação por parte do reitor “a fim de prestarem esclarecimentos sobre assuntos que lhes forem pertinentes”.

CONSU é o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar. É constituído pelo reitor e vice-reitor da universidade, pelos pró-reitores, diretores das unidades, representantes dos docentes, discentes e técnico-administrativos em educação.

FUTURE-SE – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) já se manifestou sobre o assunto em 23 de agosto deste ano, e publicou uma nota. As unidades de ensino e pró-reitorias realizaram discussões setorizadas, como as coordenadas pelo Centro de Ciências Rurais (CCR) e pelo Centro de Educação (CE). Também foi realizada uma Audiência Pública aberta a toda a comunidade universitária, que lotou o Centro de Convenções da UFSM.  O reitor Paulo Burmann e o vice-reitor Luciano Schuch participaram de debates sobre o assunto em outras instituições: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ADUFRGS-Sindical, Instituto Federal FarroupilhaCâmara de Vereadores de Palmeira das Missões e Câmara de Vereadores de Santa Maria.

A instituição também estimulou toda a comunidade universitária a participar da  Consulta Pública promovida pelo Ministério da Educação para recolher sugestões acerca do Programa Future-se.

A reunião aberta do CONSU será transmitida pelo Farol. Mais informações sobre o debate da UFSM a respeito do Future-se podem ser obtidas neste link.

 

Texto: Aline Dalmolin / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor


Publicações Recentes