Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores da UFSM-CS são contemplados no Programa Pesquisador Gaúcho da FAPERGS



Dos 43 projetos da UFSM contemplados no Programa Pesquisador Gaúcho (PqG) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), três são do campus de Cachoeira do Sul. Os projetos são: “Nanotecnologia Aplicada a Novos Materiais: Propriedades Eletrônicas e Estruturais de Materiais Avançados”, coordenado pelo Prof. Dr. Jocenir Boita; “Balanço de fósforo e interações entre plantas e comunidade microbiana na ciclagem de fósforo em solo arenoso sob sistema plantio direto”, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ademar Avelar Ferreira e; “Sistema de Secagem de Grãos em Silo-Secador-Aerador de Colunas Fixas Compartimentadas”, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Carteri Coradi.

O edital do programa tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado do Rio Grande do Sul, em qualquer área do conhecimento.

Segundo o Prof. Jocenir Boita, este tipo de fomento é essencial para a pesquisa no Rio Grande do Sul, uma vez que as universidades nem sempre possuem o aporte financeiro adequado para realizar suas pesquisas. O Prof. Paulo Coradi acrescenta que este incentivo auxilia na aquisição de equipamentos e materiais de consumo para estruturação de laboratórios de pesquisa, o que auxilia no desenvolvimento acadêmico e também poderão ser utilizados em pesquisas futuras.    

Os recursos disponibilizados devem ser utilizados ao longo do desenvolvimento do projeto (36 meses), conforme cronograma estabelecido pelo edital. O coordenador é responsável pelo cumprimento de todas as etapas, bem como da prestação de contas ao final de execução do projeto. Os recursos podem ser destinados a despesas de custeio e despesas de capital.

Os projetos da UFSM – Cachoeira do Sul selecionados pelo Programa Pesquisador Gaúcho impactam a população, na medida em que desenvolvem novas técnicas e materiais que poderão futuramente ser utilizados pela sociedade em geral. O projeto do Prof. Jocenir, por exemplo, trabalha com novos dispositivos fotovoltaicos para a captação de energia renováveis e novos materiais para a construção civil, como o tijolo ecológico. Já o projeto do Prof. Paulo Coradi busca desenvolver novas tecnologias de secagem para aumentar a eficiência e reduzir perdas quanti-qualitativas dentro de um sistema sustentável de pós-colheita de grãos.

Para saber mais informações sobre o Programa Pesquisador Gaúcho da Fapergs e os contemplados desta edição, acesso o site da Instituição.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-2374

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes