Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

LAMOT promove a 3ª edição do DiaLog

O DiaLog é um evento promovido pelo Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da UFSM – Campus Cachoeira do Sul e tem como objetivo ser um momento de diálogo sobre as temáticas que envolvem estes assuntos. A 3ª edição do evento será no dia 26 de novembro e terá como foco a Logística Urbana.

Nesta edição, o evento contará com a presença de pesquisadores vinculados ao curso de Engenharia de Logística, do Polo Educativo Tecnológico Norte em Rivera da Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC), uma universidade pública uruguaia, de perfil tecnológico.

A programação acontecerá ao longo do dia e contará com apresentação de projetos de pesquisa do LAMOT e um workshop sobre logística urbana. Segundo a Profa. Dra. Vanessa Alves, uma das organizadoras do evento, “a logística urbana visa a redução das perdas econômicas associadas à distribuição de mercadorias. O processo de abastecimento das cidades é um sistema complexo, onde diferentes atores interagem para atingir seus objetivos, muitas vezes conflitantes”. A Profa. Vanessa acrescenta que a logística urbana é de extrema importância nos dias de hoje. “A importância da logística urbana para as cidades, está associado a identificação e implementação de soluções que reduzam os problemas logísticos gerados em decorrência da distribuição nas áreas urbanas a fim de melhorar a mobilidade urbana”, finaliza a docente.

O 3º DiaLog acontece dia 26 de novembro, das 10h às 18h, no Laboratório de Mobilidade e Logística, e é aberto à toda a comunidade acadêmica. As inscrições serão realizadas no local.

Para mais informações, acesse a  página do evento.

Parceria entre pesquisadores da UFSM e da UTEC ajuda a desenvolver pesquisa em Cachoeira do Sul

Desde 2018, quando os pesquisadores da UTEC realizaram uma visita ao campus da UFSM – Cachoeira do Sul para conhecer as instalações e as pesquisas desenvolvidas pelo curso de Engenharia de Transportes e Logística, houve uma aproximação das duas universidades. Neste mesmo ano, docentes do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM-CS visitaram a Universidade Tecnológica do Uruguai, Pólo de Rivera, para participar do ILOG (evento acadêmico e seminário do curso de Engenheira em Logística da UTEC). Durante esta viagem, os docentes puderam aproximar o diálogo sobre as atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão que os cursos estavam desenvolvendo, bem como as experiências e vivências nas áreas profissionais dos cursos. O encontro proporcionou a prospecção acadêmica e científica, visando a internacionalização de ambas as instituições por meio de futuras pesquisas e atividades que poderão ser realizadas em parceria, assim como intercâmbio entre professores e estudantes.

Assim, firmou-se uma parceria de colaboração acadêmica entre o Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da UFSM-CS e o curso de Engenharia Logística da UTEC para desenvolvimento do projeto de Análise e gerenciamento da Logística Urbana.

Este projeto de pesquisa busca identificar problemas relacionados às operações de transporte urbano de mercadorias em cidades de pequeno e médio porte, através do levantamento das soluções existentes para o problema, caracterização dos agentes envolvidos e seus objetivos e apresentar os impactos causados em cada um dos agentes e a importância da visão sistêmica para a gestão do transporte de cargas nas cidades.