Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM – Cachoeira do Sul propõe um estudo de concessão para hidrovia no Rio Jacuí ao Governo do Estado



Na quarta-feira, 11/12, aconteceu uma reunião na Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do Governo do Estado do RS, tendo os seguintes participantes: Lucas Delongui – Vice-diretor do Campus, Lucas Veiga Avila – Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes e Logística,  Régis Leandro Lopes da Silva – Coordenador Substituto do Curso de Engenharia de Transportes e Logística, Nader Ali Umar – Chefe de Gabinete da Deputada Zilá Breitenbach, Ramires Tiago Lauxen – Assessor parlamentar, Rafael Ramos – Diretor de Concessões e parcerias público-privadas e Bruno Almeida – Diretor de Portos e Interiores.

Como pauta da reunião, foi apresentado pelo Curso de Transportes e Logística uma Proposta de atuação do Campus da UFSM em Cachoeira do Sul para estudar um modelo de concessão das Hidrovias do Sul, com foco no desenvolvimento de um estudo de modelagem no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul.

A Concessão Hidrovia do Sul deve englobar, ao menos, as seguintes atividades:  Dragagens de manutenção e aprofundamento do canal principal da hidrovia, bacias de evolução e berços de atracação; batimetrias e homologação das profundidades junto às autoridades competentes; serviço de rebocadores; monitoramento ambiental; sinalização e balizamento de todo o canal principal da hidrovia; sistema de informação e gerenciamento do tráfego de embarcações. para o atendimento das atividades, serão necessários os seguintes estudos: estudos de mercado; estudos de engenharia e afins; estudos de modelagem operacional; estudos e avaliações ambientais; estudos de avaliação econômico-financeira; e estudos de modelagem jurídica. Para o Docente Régis Lopes da Silva, “como resultado dos estudos de modelagem é possível obter qual a melhor configuração da concessão, de maneira a garantir o pleno funcionamento da hidrovia e eficiência fiscal do projeto”.

Para o desenvolvimento do Estudo, o Campus da UFSM em Cachoeira do Sul possui diversos laboratórios, que dão apoio as atividades de ensino, pesquisa e extensão aos seus cursos. Para a proposta de atuação da instituição como consultora na modelagem de concessão, tem destaque a atuação de dois laboratórios, que integram o Curso de Engenharia de Transporte e Logística, o LAMOT (laboratório de Mobilidade e Logística) e o GRIN (Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura). Destaca-se que a abrangência do estudo proposto são as vias navegáveis interiores da Hidrovia do Sul, suas áreas adjacentes, bem como os aparatos físicos e institucionais que à compõem. Este Sistema Hidroviário consiste dos rios Jacuí e Taquari, além da Lagoa dos Patos, que foram divididos em quatro trechos principais.

Como resultado da reunião, os técnicos do Governo avaliaram como uma excelente proposta apresentada pela equipe institucional da UFSM, bem como, foi salientado pelos Docentes da UFSM e pelos assessores parlamentares a grande importância da Hidrovia para região, pois trata-se de um modal que pode trazer inúmeros benefícios tanto para o setor de transportes e logística, bem como, para o crescimento da região, empregos, renda, etc. Cabe a Secretaria de Governança e Estratégia, avaliar a proposta de estudo, bem como dar seus devidos avanços.

A UFSM Cachoeira do Sul já desenvolve estudos, pesquisas e projetos por meio de Acordos de Cooperação e Parcerias com o Governo do Estado, que contempla a Defesa Civil, Secretaria da Saúde, Desenvolvimento econômico e Turismo.

Foto: Ramires Tiago Lauxen
Matéria: Lucas Veiga Ávila e Régis Leandro Lopes da Silva
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-2412

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes