Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS termina o ano com diversas conquistas

A UFSM – Cachoeira do Sul está finalizando mais um ano de atuação. Em 2019, aconteceram eventos memoráveis, como o início das atividades no campus do Passo d’Areia e a primeira formatura.  O campus Cachoeira do Sul fechou o ano de 2019 com 844 alunos regularmente matriculados. Entre eles, cerca de 40 recebem auxílio moradia para conseguirem manter seus estudos na cidade, além de auxílio alimentação e auxílio transporte. Ainda foram desenvolvidos mais de 160 projetos no campus, entre pesquisa, ensino e extensão.

Os projetos de extensão deste ano no campus Cachoeira do Sul, aqueles voltados diretamente à comunidade externa, acrescentaram diversas parcerias da UFSM com Instituições locais.

O projeto Pedala Kids, desenvolvido em parceria com a Prefeitura e com escolas do Município, trouxe a interação das crianças com a mobilidade e o espaço urbano, através de atividades lúdicas e práticas com base no uso de bicicletas. Ainda com a Prefeitura, de forma colaborativa, o campus produziu o Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeira do Sul, além de consultorias e apoio técnico nas questões de tráfego e planejamento urbano.

Neste ano, também foi iniciado o projeto de revitalização do kartódromo de Cachoeira do Sul, no qual a Prefeitura irá revitalizar o espaço com o apoio da UFSM-CS e de diversas entidades cachoeirenses. Em dezembro, houve mais uma parceria com o Município que rendeu um evento com carrinhos de rolimã. O “Descida rumo ao resgate da infância” foi um evento promovido pela Secretaria Municipal de Desportos, com apoio da UFSM-CS.

O projeto Horta Viva na Escola, que já vem levando hortas para o ambiente escolar, não só em Cachoeira do Sul, como em cidades da região, também leva para as escolas informações sobre o preparo das hortas, seu manejo e manutenção. O projeto Praça Viva, que completou três anos em 2019, também continuou realizando suas edições e levando a população a ocupar espaços esquecidos para atividades de lazer.

Foi em 2019 também, que o campus Cachoeira do Sul sediou o II Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural, que contou com cerca de 130 participantes e a presença de diversos profissionais de todo o País. Além disso, foi registrada neste ano a 2ª patente de invenção do Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCNano) da UFSM-CS. A patente é de um bloco de concreto celular produzido a partir de resíduos de cinza de casca de arroz e pó de Ágata, junto a nanopartículas de óxido de ferro.

E para encerrar um ano de tantas realizações, a UFSM – Cachoeira do Sul foi agraciada com o prêmio “Conquista do Ano”, na Noite dos Destaques 2019, promovido pelo Grupo Vieira da Cunha, no qual instituições da cidade são reconhecidas pela sua atuação junto à comunidade.

A consolidação da UFSM – Cachoeira do Sul

O ano de 2019 pode ser definido como o ano em que o campus da UFSM foi consolidado em Cachoeira do Sul.

A ocupação dos primeiros prédios no campus definitivo no Passo d’Areia foi um marco na história da Unidade Universitária. Em março, os alunos já puderam começar o semestre tendo aulas nos novos prédios, que abrigam salas de aula, laboratórios e ateliês, além de uma unidade do Restaurante Universitário. E este foi só o começo de um projeto mais extenso. Em 2020, serão entregues os próximos prédios que compreendem mais dois blocos que salas de aula, quatro prédios de laboratórios, uma casa administrativa e a Casa do Estudante.

Outro marco muito importante para a consolidação do campus da UFSM em Cachoeira do Sul foi a primeira solenidade de colação de grau dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da UFSM-CS. Ao todo nove alunos se formaram, entrando para a história da Instituição com os primeiros egressos do campus. No dia 11 de janeiro de 2020, será realizada a solenidade de colação de grau de mais 19 alunos destes três cursos. Os cursos de Engenharia de Transportes e Logística e Arquitetura e Urbanismo formarão suas primeiras turmas no segundo semestre de 2020, por se tratarem de cursos com duração de 12 semestres.