Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS oferta 190 vagas gratuitas em 5 cursos de graduação via SiSU

A UFSM – Campus Cachoeira do Sul está ofertando 190 vagas gratuitas em seus cinco cursos de graduação através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Os cursos que a UFSM-CS oferece são Arquitetura e Urbanismo (30 vagas), Engenharia Agrícola (40 vagas), Engenharia Elétrica (40 vagas), Engenharia Mecânica (40 vagas) e Engenharia de Transportes e Logística (40 vagas).

Em toda a UFSM, são ofertadas 3.416 vagas em 89 cursos, distribuídos no campus sede de Santa Maria e nos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Para concorrer às vagas, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2019 e se inscrever no site do SiSU, a partir do dia 21 de janeiro.

A divulgação das notas do ENEM está prevista para hoje (17), no site enem.inep.gov.br.

Cronograma do SISU

O cronograma de datas do SiSU já foi divulgado no site do SiSU. Confira abaixo:

Inscrições no SiSU – gratuito e via site do SiSU: 21 a 26 de janeiro

Divulgação do Listão/Chamada Regular – site do SiSU: 28 de janeiro

Confirmação de vaga – presencial, na UFSM: As datas oficiais da UFSM para confirmação de vaga serão publicadas em edital no site da PROGRAD UFSM. Todas as instituições de ensino superior que optaram pelo SiSU farão a confirmação de vaga entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Inscrição na Lista de Espera – site do SISU: 29 de janeiro a 04 de fevereiro. Para candidatos que não forem selecionados na Chamada Regular em nenhuma das suas duas opções de curso (informadas no momento da inscrição no SiSU). A inscrição na Lista de Espera é feita no site sisu.mec.gov.br. O candidato que for selecionado na Chamada Regular para a primeira ou para a segunda opção de curso, mesmo que não realize a confirmação de vaga, não poderá participar da Lista de Espera.

Chamada Oral (presencial, na UFSM): a partir de 07 de fevereiro. Para preenchimento das vagas que não foram ocupadas, a UFSM realiza Chamadas Orais que serão divulgadas através de Edital e Listão de Convocados no site www.ufsm.br/sisu. O candidato convocado (ou procurador ou representante, nos casos aceitos pelo edital) deve comparecer em dia, local e horário disponibilizados no edital com a documentação exigida.

Política de Cotas

No site do SISU, o candidato pode acessar dados dos cursos, número de vagas destinadas à ampla concorrência ou às oito modalidades do Sistema de Cotas.

Se o estudante estudou integralmente o Ensino Médio em uma instituição pública, poderá escolher entre as subdivisões do sistemas de cotas: pessoa com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e renda per capita maior ou menor que 1 salário-mínimo e meio.

Antes de encerrar a inscrição no SiSU, o candidato precisa ter a certeza de que poderá comprovar as condições declaradas, pois não há como mudar a modalidade de cota após o encerramento das inscrições ou em caso de indeferimento da documentação apresentada à UFSM.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail copa.sisu@ufsm.br, pelos telefones (55) 3220-8338 e 3220-8187 e pela página Confirmação de Vaga UFSM no Facebook.