Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM divulga processo seletivo de vagas complementares do SISU 2020/1

A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (Prograd) divulgou o Edital 014/2020, referente ao processo seletivo de vagas complementares SiSU/UFSM 2020/1 O processo selecionará candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2015, ou 2016, ou 2017, ou 2018 ou 2019, para as vagas não preenchidas, desistências e/ou indeferimentos do Sistema de Seleção Unificado de todos os campi da UFSM. Para Cachoeira do Sul são 29 vagas, para os cursos de Engenharia Agrícola (5), Engenharia Elétrica (12) e Engenharia Mecânica (12).

As inscrições para as vagas do campus de Cachoeira do Sul são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Prograd (www.ufsm.br/prograd) e estarão disponíveis até quarta-feira (11), às 12h. Será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2015 a 2019.

O candidato não precisa indicar o ano de realização do Enem, pois a Prograd, através do número do CPF do candidato, solicitará as notas das provas objetivas e redação do Enem junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e, automaticamente, será considerado o Enem de maior escore.

Cotas

O candidato deve ler com atenção o Edital 014/2020. Ao se inscrever, o candidato optará por concorrer via Ampla Concorrência ou por Cota:

Ampla Concorrência: candidato que não se enquadra no Sistema de Cotas ou não deseja participar do Concurso por meio delas;

Cotas: candidatos que tenham obrigatoriamente cursado integralmente o Ensino Médio em Escolas Públicas – ver mais no item 2 do edital.

Cada cota exige uma documentação específica para sua comprovação, conforme orientação do edital. Dessa forma, o candidato deve analisar a documentação necessária para confirmação de matrícula antes de fazer a sua escolha.

Não poderá participar do processo o candidato que não tiver realizado ao menos uma das edições do Enem de forma completa nas edições indicadas acima e não obtiver um mínimo de 300 pontos na prova de redação do exame adotado.

Como funcionará a chamada?

Os candidatos inscritos e habilitados a participar (divulgados no site da Prograd) deverão participar da chamada oral a ser realizada no campus de Cachoeira do Sul. Após o fechamento dos portões, os candidatos serão classificados de maior nota até a menor nota, seguindo as orientações do edital para cotas e ranking.

Os candidatos inscritos nas cotas L2, L6, L9, L10, L13 e L14 necessitam comparecer pessoalmente à chamada oral, não podendo confirmar vaga mediante procuração, em face das exigências do Anexo I do edital. Os candidatos inscritos nas demais cotas (L1 e L5) ou pelo sistema de Ampla Concorrência poderão confirmar vaga por intermédio de seu procurador, com procuração redigida e assinada. Os candidatos menores de idade (inscritos na A0, L1 ou L5) poderão ser representados por seus responsáveis legais, que caso optem por procuração, deverão formalizá-la juntamente com o candidato.

Os candidatos para as vagas em Cachoeira do Sul deverão comparecer ao campus da UFSM em Cachoeira do Sul (Rod. Taufik Germano, 3013), no dia 12 de março (quinta-feira). A abertura das portas será às 14h30min e o fechamento será às 16h.