Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Professores da UFSM-CS contam como realizam suas atividades acadêmicas durante a pandemia de Covid-19

Devido a prorrogação do prazo de suspensão das atividades presenciais, em razão das medidas de combate à covid-19, a Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (Prograd) divulgou, no último dia 16, um informativo com orientações que reforçam as recomendações da instituição sobre o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Neste informativo, a Prograd ressalta a continuidade do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), que tem como principal objetivo manter a conexão e a comunicação entre professores e alunos durante o período de isolamento social, visando ao equilíbrio entre atividades laborais/de estudo e saúde mental, prezando-se pela qualidade de vida, pelo acolhimento e pelo diálogo.

A Pró-Reitoria lembra que se trata de um regime temporário de execução de atividades acadêmicas com o uso de tecnologias educacionais em rede e com metodologias e materiais adaptados especialmente para o período. A Prograd ainda reitera que os procedimentos adotados para este período de excepcionalidade consideram a amplitude das ações do ensino na UFSM e a necessária contribuição institucional ao restabelecimento da rotina de docentes e discentes como alternativa ao distanciamento social. Nesse sentido, entende a importância de somar esforços em prol do bem-estar de todos e de respeitar os diferentes espaços-tempos de aprendizagem para uma educação mais humana.

Para auxiliar em possíveis dúvidas, a Prograd ainda desenvolveu uma página com perguntas e respostas sobre o REDE.

Dentro deste contexto e auxiliando para manter esta conexão entre a  UFSM e seus acadêmicos, professores do campus da UFSM em Cachoeira do Sul vêm desenvolvendo atividades com seus alunos e compartilharam suas experiências.

O Prof. Giovani Zabot tem utilizado softwares de apoio à aprendizagem em ambiente virtual e softwares que permitam conexão de voz e vídeo, além de e-mail, como ferramentas de auxílio para desenvolver sua comunicação com seus alunos. Giovani acredita que a interação com os estudantes, através de aulas por chamada de vídeo, tem apresentado um resultado positivo. O professor ainda salienta que é importante se mostrar disponível e aberto ao diálogo para auxiliar os alunos.

O Prof. Lucas Ávila lembra que é preciso um bom planejamento por parte do docente para desenvolver atividades de ensino no ambiente virtual. “Além do planejamento destes materiais, cabe o docente conversar com os estudantes, planejar as ações com base na disponibilidade de recursos que eles possuem”, ressalta o professor. Lucas diz que também está aproveitando o ambiente virtual para convidar profissionais, empresários e pesquisadores para participarem e contribuírem em suas aulas. “Penso que o docente possuí um papel também de liderança, motivação e criação de oportunidades, caminhos e ações para seus alunos”, complementa o professor.

A Profa. Viviane Frescura também fala da importância do professor se adaptar a este momento. “O maior desafio foi ter que me reinventar a cada dia, pois o material que estava pronto para as aulas presenciais, não é o mesmo que uso com o REDE”. Além disso, há limitações, como a falta de conhecimento prévio das ferramentas tecnológicas e a oscilação na conexão da internet, por exemplo. Por isto, a professora relata que precisou se dedicar ao estudo destas tecnologias e avaliar a melhor forma de conduzir as atividades. Viviane também achou importante incluir em seu planejamento momentos de bate-papo com seus alunos ao final de suas aulas, para que os mesmos possam expor suas dúvidas e ansiedades em relação ao distanciamento social, bem como dividir suas experiências.

A Profa. Mariana Coronas também expõe a sua preocupação e empenho em manter os alunos motivados em seguir realizando as atividades. A necessidade de conversar e interagir mais com os estudantes sobre os acontecimentos em relação à pandemia fez com que a docente, juntamente com a Profa. Viviane Frescura, desenvolvesse o Bate-papo sobre Covid-19, uma conversa transmitida através do Youtube, na qual, semanalmente, são debatidos com convidados assuntos relativos a este momento.

Para Viviane Frescura, conteúdos precisarão ser recuperados após o retorno das aulas presenciais, mas o REDE irá auxiliar sobretudo na manutenção da proximidade entre a Universidade e seus alunos. “No retorno das atividades presenciais da UFSM, teremos que recuperar os conteúdos, mas nossos laços foram mantidos e ficará mais fácil de recomeçar”, explica a professora.

Para saber mais sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pelos docentes da UFSM-CS, acesse os relatórios completos abaixo:

Experiências REDE – Eduardo Pasquetti
Experiências REDE – Giovani Zabot