Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fórum de Extensão 2020 é realizada pela PRE na UFSM Cachoeira do Sul



Foi realizada na tarde desta quinta, 04, a primeira edição de 2020 do Fórum Regional Permanente de Extensão da UFSM em Cachoeira do Sul. O evento —  que, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), busca, semestralmente, conhecer as demandas das comunidades em que a UFSM está inserida —  foi realizado, pela primeira vez, de forma virtual e teve como foco a comunidade interna da Instituição. Acompanharam, de forma online, aproximadamente 50 participantes, entre estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

O Vice-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, em sua fala de abertura, destacou que o momento vivenciado atualmente, causado pela pandemia de Covid-19, é histórico e vem provocando mudanças nas formas de a Universidade se relacionar com a comunidade externa. Schuch lembrou do papel desempenhado pela UFSM no enfrentamento ao novo coronavírus, realizando testes para o diagnóstico da Covid-19 e Ações de Extensão voltadas à prevenção da doença. Luciano também ressaltou o papel do Fórum Regional como canal de escuta das demandas da comunidade, o que propicia, à Universidade, conhecer o local no qual está inserida e, assim, colocar as forças de trabalho da Instituição mais próximas da sociedade, demonstrando a importância da UFSM.

O Vice-Diretor do campus da UFSM Cachoeira do Sul, Lucas Delongui, lembrou das mais de 30 Ações de Extensão desenvolvidas pelos cursos do campus mais novo da UFSM. Lucas reforçou o papel da Extensão Universitária em atender as demandas da sociedade através de alguns exemplos já desenvolvidos pelo campus, como ações de ensino sobre sensoriamento remoto para a agricultura familiar, trabalhos do curso de arquitetura na preservação do patrimônio da cidade e ações de conscientização sobre a mobilidade sustentável —  muitas delas realizadas em parceria com o poder público municipal.

O Pró-Reitor Substituto de Extensão da UFSM e coordenador de Articulação e Fomento à Extensão, Rudiney Soares Pereira, apresentou os resultados obtidos no Fórum de 2019 no campus de Cachoeira e lembrou que, no total, 12 ações foram contempladas com os recursos Fiex 2020.  Rudiney também apresentou a nova plataforma de coleta de dados que está sendo desenvolvida pela PRE, nela os participantes poderão escolher o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em que a UFSM deverá focar suas atividades. De acordo com o Pró-Reitor Substituto, a iniciativa de integrar o Fórum à Agenda 2030 tem como objetivo fortalecer a atuação da instituições alinhadas aos ODS propostos pela ONU.

A próxima edição do Fórum em Cachoeira está prevista para o mês de novembro, podendo ocorrer de forma presencial, mediante autorização dos órgãos de saúde. A segunda edição de 2020 objetiva conhecer e discutir as Ações de Extensão com a participação da comunidade externa.

Ressaltamos que os resultados do Fórum 2019 e do Fiex 2020 estão disponíveis no site da PRE.

A Extensão da UFSM no enfrentamento à Covid-19

Durante o período de distanciamento social, a Pró-Reitoria de Extensão está com um edital específico para o fomento de Atividades de Extensão que visem ao enfrentamento à Covid-19. No campus da UFSM Cachoeira do Sul, foram destinados R$ 3.000,00 em duas Ações de Extensão.

O projeto Bate papo Covid-19 busca promover o conhecimento científico como meio para a compreensão da atual situação, atentando para o cuidado individual e coletivo no controle da transmissão de SARS-CoV-2, assim como meio para soluções e transformações. Além disso, a Ação também visa à difusão do saber artístico e cultural através de apresentações e manifestações artísticas.

O projeto Cultivando Saberes oferece capacitações e informações para a comunidade sobre a implantação das hortas urbanas, o uso de espaços ociosos para a produção de alimento e a importância da soberania alimentar. Além disso, também aborda questões relacionadas a estratégias de manejo na produção de hortaliças, assim como à saúde e ao bem-estar das pessoas.

Essas Ações contam com recursos financeiros e outras formas de apoio da PRE para desenvolverem seu trabalho em prol da comunidade, objetivando conter e reduzir os impactos causados pela Covid-19. A PRE ainda está recebendo propostas interessadas no financiamento. Para saber mais sobre as ações, basta acessar o site da chamada.

Redação: Wellington Felipe Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-2604

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes