Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

LAMOT divulga análise do perfil de aprendizagem dos estudantes

Na última semana, professores e alunos do Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da UFSM-CS divulgaram o resultado de um estudo que vem sendo desenvolvido desde o último ano sobre o perfil de aprendizagem dos estudantes de um campus universitário tecnológico a partir da aplicação de metodologias ativas. Para realizar a pesquisa foram realizados questionários com alunos dos cinco cursos do campus da UFSM-CS: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Transportes e Logística.

A ideia do estudo foi identificar os perfis e as preferências de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul que frequentaram disciplinas nas quais foram adotadas metodologias ativas. Essa identificação pode auxiliar os docentes no planejamento das atividades em sala de aula, visando contribuir para o aprendizado de maneira mais dinâmica e direcionada.

O estudo mostrou que os estilos e as preferências de aprendizado dos alunos possuem relação com a área de conhecimento dos cursos, havendo uma predominância de alunos que preferem o aprendizado racional, visual e sequencial. Por outro lado, a identificação dos perfis de preferência de aprendizado existentes mostrou que a combinação das personalidades dos alunos pode ser formada por cinco diferentes grupos, formados a partir do agrupamento de atributos baseados nas opiniões dos alunos.

A exploração de cada característica dos grupos mostrou a influência do perfil de aprendizado nas motivações dos alunos para com metodologias ativas com enfoque nos trabalhos em grupo, colaboração e atuação como líderes nos trabalhos. Esses resultados evidenciaram que o sucesso da aplicação de metodologias ativas depende da capacidade de identificação das habilidades e dificuldades de cada aluno do grupo, como também, da adequação das atividades às preferências e estilos de aprendizagem dos alunos.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.