Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Proposta do EMAU – UFSM-CS Tríade foi premiada no Concurso de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável” do CAU/RS, na categoria Trabalho Saudável



A equipe do Tríade – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFSM-CS (EMAU – UFSM-CS), composta pelas alunas Helena Torres, Julia Braga, Karoline Falkemback, Larissa Rithieli, Luisa Tonet, Luiza Ribeiro e Lorena Colares e coordenada pela Profa. Laline Cenci, foi premiada no Concurso de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável” do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), na categoria Trabalho Saudável.

A proposta apresentada pela equipe foi o “MoBio: Mobiliário Bio Integrativo”.  O conceito do projeto se baseia no Design Biofílico, que tem como objetivo a inserção da vegetação natural no ambiente construído, tornando-o mais saudável e proporcionando bem-estar. Segundo a equipe, o principal objetivo desse projeto é utilizar a sustentabilidade como solução para os desafios de um ambiente saudável em uma pandemia mundial. O MoBio foi projetado para se enquadrar no cenário atual e pós pandêmico, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, a proposta utiliza-se da versatilidade, adaptabilidade e a modulação, para que sua forma se ajuste de acordo com as necessidades do ambiente, tanto em ambientes de trabalho quanto em ambientes de educação, onde o usuário pode desenvolver suas atividades de forma saudável, eficaz e segura. A sustentabilidade também se apresentou como uma forte diretriz para a equipe Tríade, utilizando, dessa forma, materiais convenientes a causa e ao mesmo tempo integrando o design biofílico em um móvel, trazendo uma experiência direta e indireta com a natureza. Assim, a equipe escolheu uma vegetação adequada e um sistema construtivo que auxiliasse no melhor aproveitamento do espaço de trabalho, permitindo mais formas de layout, se adequando a necessidade do espaço e do usuário. Além disso, os materiais utilizados foram pensados para contemplar as questões de sustentabilidade, reduzindo custos e utilizando materiais recicláveis e com menos impacto ao meio ambiente.

Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do campus da UFSM em Cachoeira do Sul (EMAU-UFSM-CS), siga o Tríade no Facebook e do Instagram.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-2841

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes