Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Projeto de extensão desenvolvido na UFSM-CS leva conhecimento de matemática através de canal no Youtube

O projeto de extensão intitulado “Apoio Pedagógico e Aulas Extracurriculares: Ciências Exatas para Discentes do Ensino Fundamental e Médio”, desenvolvido pela Profa. Ana Luisa Soubhia e os acadêmicos Gustavo Lenhardt Steffen e César Teixeira Pacheco, busca auxiliar os estudantes a aprender e explorar conteúdos de Matemática, Física e Química.

Inicialmente, a ideia do projeto, que teve início em 2020, era atender alunos de uma escola pública de Cachoeira do Sul com aulas presenciais de reforço e oficinas visando prepará-los para olimpíadas de Matemática ofertadas na rede pública, sendo o maior expoente a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Com o agravamento da pandemia e a suspensão das aulas presenciais, os participantes do projeto precisaram adaptá-lo. Assim, surgiu o canal no Youtube “Apoio Pedagógico E Aulas Extracurriculares” .

O canal traz vídeos curtos e interativos, com uma linguagem fácil e acessível, de no máximo 20 minutos, abordando os conteúdos de matemática mais presentes na OBMEP. Ao todo foram desenvolvidas 32 aulas destes conteúdos, elaboradas ao longo de 2020, e que serão gravadas e postadas no canal ainda em 2021.

Segundo os participantes do projeto, apesar da ideia inicial ser voltada para auxiliar os estudantes de Cachoeira do Sul, com a adaptação feita e a criação do canal no Youtube, eles expandiram exponencialmente o alcance do projeto. Além disso o material estará disponível de maneira vitalícia ao público, podendo ainda ser compartilhado e postado em diversas redes e plataformas. “Com esse projeto esperamos promover o ensino da matemática, de forma simples e prática, trazendo exemplos para que os alunos percebam o quanto a matemática está presente no nosso dia a dia”, afirma Gustavo Steffen.