Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto desenvolvido por professores da UFSM-CS e da UFRGS é finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica



O projeto intitulado “Produção e Qualificação de Protótipos de um Mangote de Offloading Avançado Segundo Guia Ocimf 2009”, desenvolvido em parceria pelos professores Prof. Maikson Tonatto (UFSM-CS), Prof. Sandro C. Amico (UFRGS) e Profª. Madalena Forte (UFRGS) é um dos finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica.

A premiação, concedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ligada ao Ministério de Minas e Energia, tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que representem inovação tecnológica de interesse do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP, empresas brasileiras e empresas petrolíferas.

O projeto apresentado busca desenvolver um mangote de descarga/transferência (offloading), utilizando nova concepção, mais leve e com resistência e durabilidade superior ou similar a dos mangotes disponíveis atualmente. Após estudos, com o auxílio de um software, foi verificada a possibilidade de fabricação de um novo mangote, mais leve, substituindo-se os cordonéis de poliéster atualmente empregados por cordonéis à base de poliaramida. Foi também proposto um outro modelo de mangote onde, além da mudança dos cordonéis, também substituiu-se o espiral e o conjunto flange-nipple em aço, por outros em material compósito com fibra de carbono (FC).

Para saber mais sobre o Prêmio e seus finalistas, acesse https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao/premio-anp-de-inovacao-tecnologica/premio-anp-de-inovacao-tecnologica-2020

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-3052

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes