Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Divulgado Edital de Consulta à Comunidade Acadêmica referente à sucessão da Direção do campus da UFSM em Cachoeira do Sul

Nesta quinta-feira (14), a UFSM – Cachoeira do Sul tornou público o Edital de Consulta à Comunidade Acadêmica 01/2021, que visa identificar as preferências da comunidade do Campus UFSM-CS para a escolha de Diretor(a) e Vice-Diretor(a) para a gestão 2022-2025.

A consulta acontecerá no dia 16 de novembro, das 7h às 22h. De acordo com a Instrução Normativa UFSM N. 001, de 23 de fevereiro de 2021, ela será digital e secreta.

Inscrições dos candidatos:

Os interessados em participar da consulta como candidatos devem se inscrever, conforme instruções do Edital, do dia 18 de outubro até às 20h do dia 22 de outubro, através do Sistema PEN-SIE. Podem participar docentes ocupantes dos cargos de Professor Titular, Associado ou portadores do título de doutor. As inscrições serão individuais, podendo cada docente se candidatar para o cargo de Diretor(a), para o cargo de Vice-diretor(a) ou para ambos os cargos.

Quem está apto para participar da consulta:

A consulta será realizada de forma eletrônica, utilizando a plataforma “Helios Voting”, conforme definido pela Instrução Normativa UFSM N. 001/2021 e poderão participar da escolha docentes do quadro da UFSM, professores substitutos, técnico-administrativos em educação e estudantes regularmente matriculados até a data da divulgação da listagem.

Entenda o processo de sucessão da direção da UFSM-CS:

Conforme o Decreto 1.916, de 1996, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior, nos termos da Lei n° 9.192, de 21 de dezembro de 1995, os diretores e vice-diretores das unidades universitárias são nomeados pelo Reitor da Instituição, de acordo com os nomes indicados na lista tríplice, elaborada, no caso da UFSM, pelo Conselho Geral do Campus.  O Conselho também elabora uma lista tríplice para o cargo de Vice-Diretor(a), que fica à disposição do(a) Diretor(a) para que, assim que nomeado(a), indique o(a) ocupante da Vice direção.

Como forma de embasar estas listas tríplices, internamente, a UFSM realiza uma consulta à comunidade acadêmica, levando em conta a opinião de seus docentes, técnicos administrativos em educação e alunos.

Em 2018, a Nota Técnica nº 400, divulgada pelo CGLNES/GAB/SESU/SESU, definiu que a consulta, deve ser na proporção 70/30, na qual os votos dos docentes têm peso 70, enquanto os dos técnicos administrativos e dos discentes tem peso 15 cada.

A consulta é organizada por uma Comissão Especial, criada para este fim, em reunião do Conselho Geral do Campus.

Datas importantes:

14/10/2021: divulgação do edital;

18/10/2021 a 22/10/2021: inscrição dos candidatos;

20/10/2021: divulgação da lista preliminar dos votantes;

22/10/2021: divulgação dos candidatos inscritos;

27/10/2021: divulgação da lista definitiva dos votantes docentes;

28/10/2021: homologação definitiva das inscrições;

29/10/2021 até 12/11/2021: período para apresentação das propostas de cada candidato;

16/11/2021: realização da consulta;

17/11/2021: live de abertura das urnas virtuais;

24/11/2021: entrega dos resultados oficiais e documentação da consulta pela Comissão Temporária de Consulta ao presidente do Conselho da UFSM-CS.

Para acompanhar as etapas da consulta e saber mais informações, acesse a Página da Consulta.