Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Cursos da UFSM-CS recebem estrelas no Guia da Faculdade do jornal Estadão

Quatro dos cinco cursos de graduação ofertados no campus da UFSM em Cachoeira do Sul receberam estrelas no Guia da Faculdade, do jornal Estadão, que avalia a qualidade dos cursos superiores oferecidos no Brasil. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecânica receberam 4 estrelas (conceito muito bom). Já os cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Elétrica ficaram com 3 estrelas (conceito bom).

Ao todo, a UFSM teve 10 cursos com 5 estrelas (conceito máximo).  Outros 62 cursos receberam 4 estrelas e 12 ficaram com 3 estrelas.

O levantamento, publicado no último domingo pelo Estadão, evidencia os avanços obtidos pela UFSM: nas edições de 2019 e 2020 do ranking, a Universidade teve 6 cursos 5 estrelas, ante os 10 de agora.  Esses avanços também podem ser vistos no campus de Cachoeira do Sul que, em apenas 7 anos de existência, já apresentou 4 de seus 5 cursos entre os avaliados com estrelas.

Instituições públicas se sobressaem no levantamento

As instituições públicas concentram a maior parte dos cursos 5 estrelas do país, conforme a avaliação deste ano do Guia da Faculdade. Quase 88% das graduações que chegaram ao conceito máximo estão na rede pública.

Resultado de uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, o Guia da Faculdade Quero – Estadão utiliza a metodologia de avaliação por pares. Nesse processo, avalia instituições de ensino superior (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) cadastradas no Ministério da Educação e que já possuem ao menos uma turma com alunos formados.

Os indicadores utilizados referem-se a três eixos principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir daí, cada curso recebe notas de 1 a 5. O resultado da média entre a pontuação é transformado em estrelas.

Confira o levantamento completo e mais informações no Guia da Faculdade.