Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais da UFSM-CS ganha prêmio em Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola



O Grupo de Pesquisa do Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais (LAPE) recebeu Menção Honrosa de trabalhos apresentados no L Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA 2021, na categoria pôster. O evento foi realizado entre os dias 08 a 10 de novembro de 2021.

Dois trabalhos do LAPE ganharam destaque no Congresso. O trabalho intitulado “Análise do teor de proteína e óleo em grãos de soja cultivada em terras baixas”, apresentado pelo Prof. Giovani Leone Zabot, recebeu Menção Honrosa por sua classificação em 2o lugar na área de Ciência e Tecnologia Pós-Colheita. Já o trabalho intitulado “Avaliação da atividade inseticida do extrato de sementes de Annona squamosa L. sobre Chrysodeixis includens”, apresentado pela mestranda Fabiele Schaefer Rodrigues, recebeu Menção Honrosa por sua classificação em 1o lugar na área de Saneamento e Gestão Ambiental. A premiação foi concedida pela Comissão Examinadora do evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). Além da Menção Honrosa, os autores-apresentadores dos trabalhos selecionados em 1o lugar receberão como prêmio a isenção da taxa de inscrição no CONBEA 2022.

 

Conheça mais o LAPE

O Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais (LAPE) foi criado em 2016, no campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Coordenado pelos professores Dr. Giovani Leone Zabot e Dr. Marcus Vinícius Tres, o LAPE tem como objetivo desenvolver processos na área agroindustrial. A maioria dos projetos estão dentro do conceito de P&D&I (pesquisa-desenvolvimento-inovação), dedicando-se à obtenção de produtos de interesse industrial (como biocombustíveis, biocompostos, bioherbicidas e bioadsorventes, óleos essenciais, extratos vegetais, entre outros), a partir de resíduos agroindustriais e coprodutos (biomassas). O objetivo do LAPE é reunir conhecimento para o processamento de biomassas em novos produtos e de valor agregado usando a estratégia de biorrefinaria. Tecnologias verdes e promissoras estão sendo usadas para obter tais produtos, que incluem extração com fluidos sub e supercríticos, extração líquida pressurizada, hidrólise sub e supercrítica, precipitação com anti-solventes supercríticos e processos de separação por membranas.

Atualmente o Laboratório conta com uma equipe de 18 integrantes, entre professores, doutorandos, mestrandos e acadêmicos de graduação.

Para saber mais sobre o LAPE, acesse a página do Laboratório.

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes