Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Retorno presencial das aulas movimenta a UFSM-CS

Após dois anos de atividades em Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede), o campus da UFSM em Cachoeira do Sul recebe presencialmente seus estudantes. Desde ontem, segunda-feira, dia 11 de abril, é possível ver os alunos caminhando entre os prédios, dando vida ao campus que tanto almejou por este retorno. Os servidores, que já estavam em trabalho presencial desde outubro de 2021, também puderam sentir a diferença na movimentação do campus.

Todos os setores administrativos, assim como o corpo docente do campus, se prepararam para a chegada dos estudantes. Placas de localização foram instaladas; os espaços foram preparados; um contrato emergencial para o fornecimento das refeições do Restaurante Universitário foi fechado; horários de ônibus negociados: cada ação foi pensada para bem receber nossos alunos.

Nesta terça-feira (12), foi realizada uma recepção aos estudantes. Para os cursos diurnos – Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica –, as atividades começaram às 9h da manhã, com uma fala da Direção do campus; da vice-reitora, Martha Adaime; e do pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch. Também se apresentaram aos alunos os responsáveis pelo Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), pela Secretaria dos Cursos, pela Biblioteca Setorial (BSCS), pelo Restaurante Universitário (RUCS), pela Coordenadoria Acadêmica (CAC) e pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão (CPE). Os coordenadores dos cinco cursos do campus também estiveram presentes. Após estas falas, os responsáveis pelos cursos realizaram atividades para os seus alunos, como visitas aos laboratórios e um tour pelo campus. Para os cursos noturnos – Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Transportes e Logística –, a programação começou às 18h30min. Os alunos também receberam as boas-vindas da Direção e dos setores. Após a fala inicial, os coordenadores e professores dos cursos ainda realizaram uma programação especial para seus estudantes.

Durante todas as falas, foi possível perceber a alegria pela retomada da presencialidade. Ver o campus novamente sendo ocupado pelos estudantes foi bastante especial. A professora Martha Adaime, vice-reitora da UFSM, salientou a vitória de ver o campus de Cachoeira do Sul, que existe há menos de 8 anos, já ter seus prédios próprios e seus espaços ocupados por servidores e alunos. O diretor do campus, professor Anderson Dal Molin, falou da importância dos estudantes se apropriarem da Universidade, usufruindo de todas as oportunidades, sejam em sala de aula, em projetos ou nos serviços ofertados pelos diversos setores do campus.