Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Professores da UFSM-CS publicam artigo em Revista Científica Qualis A1

Os professores do curso de Engenharia de Transportes e Logística do campus da UFSM em Cachoeira do Sul e integrantes do Laboratório de Mobilidade Logística (LAMOT), Felipe Caleffi e Brenda Medeiros Pereira, publicaram, em parceria com o curso de Psicologia da Ulbra – Cachoeira do Sul, o artigo intitulado “Psychological consequences of motor vehicle accidents: A systematic review”. O trabalho foi publicado no jornal científico Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, em seu volume 8. Esse é um dos principais jornais científicos do mundo na área de Engenharia de Transportes e Logística e possui o maior conceito Qualis da CAPES, A1. O jornal é hospedado na plataforma ScienceDirect, da editora anglo-holandesa Elsevier.

O artigo traz uma revisão sistemática da literatura mundial sobre as consequências psicológicas de acidentes veiculares, buscando entender como o assunto já foi estudado e em que locais estes estudos já ocorreram, para, assim, resumir e quantificar os efeitos dos acidentes sobre a saúde mental. Durante a pesquisa, os profissionais puderam identificar que não há estudos sobre esta questão no Brasil. Além disso, após o levantamento, foi possível constatar que: os acidentes podem aumentar significativamente o risco de problemas psicológicos; as consequências psicológicas não tratadas podem ter efeitos negativos a longo prazo; as lesões físicas no acidente estão associadas a sofrimento psicológico mais elevado; os efeitos psicológicos tendem a ser maiores em mulheres; as consequências mais frequentes são transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, fobia e sofrimento emocional.

O artigo é resultado de um projeto em parceria entre a Ulbra e a UFSM. Além dos professores Felipe Caleffi e Brenda Medeiros Pereira, integram o projeto a estudante Gisele Marasini e a professora Laura Morais Machado do curso de Psicologia da Ulbra. Na etapa inicial, foi realizado este estudo da literatura já publicada, que resultou no artigo. Nas próximas etapas, os pesquisadores pretendem replicar os estudos analisados no Brasil, para avaliar quais são as consequências psicológicas de acidentes veiculares em nosso País, identificando como esta questão é abordada em hospitais, entre outros. Segundo o professor Caleffi, “parcerias assim são extremamente importantes na pesquisa científica, pois cada membro pode contribuir com sua área de expertise, tornando o trabalho mais amplo e agregando valor à pesquisa”. De acordo com o docente, além de aproximar pesquisadores e instituições de ensino, estas colaborações entre diferentes áreas contribuem para alcançar mais produtividade e relevância aos estudos.

Para conferir o artigo completo, acesse https://authors.elsevier.com/a/1fKIz4tTwCqwKs.