Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Iluminação artificial aplicada ao cultivo de hortaliças

Projeto de pesquisa da UFSM-CS visa melhorar o cultivo dos pequenos produtores



Esse projeto de pequisa, desenvolvido no curso de Engenharia Elétrica e coordenado pelo professor Paulo César Vargas da Luz, conta com uma horta com área de 50 m2, instalada no campus de Cachoeira do Sul. Neste espaço é estudado o impacto da iluminação artificial no cultivo de hortaliças. Essa é uma horta piloto, desenvolvida por um aluno bolsista, na qual foram colocadas luminárias de led e está sendo estudado o impacto da iluminação artificial no cultivo de hortaliças.

“Chega no final do dia, quando acaba a iluminação natural, a gente estende o tempo de iluminação através das lâmpadas. Para a planta, é como se o final da tarde durasse mais horas. Então estamos estudando quanto cresce, qual o percentual de produção desse terreno e a qualidade das plantas ali desenvolvidas”, explica o professor Paulo César.

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema que seja viável economicamente para os pequenos produtores. Segundo Paulo César, apesar de tecnologias deste porte já estarem sendo utilizadas em grandes plantações, o projeto estuda a possibilidade deste modelo de encaixar aos pequenos produtores. “A ideia é criar um sistema de baixo custo que esse pequeno produtor consiga ter resultados a curto e longo prazo”, afirma o professor.

Ainda neste projeto, está sendo desenvolvido um projeto indoor, onde é criado um sistema em que a planta se desenvolve sem a luz natural, utilizando-se apenas da luz artificial. O professor Paulo César comenta a importância dos projetos desenvolvidos pela universidade, tanto de ensino, pesquisa e extensão: “Esses projetos vão consolidar seu conhecimento como profissional de verdade. Eles desenvolvem o conhecimento técnico, ajudam no gerenciamento de projetos, além do trabalho em equipe”.

 

Reportagem: Jaqueline Witter Puss, bolsista de Jornalismo
Revisão e edição: Amanda Costa da Silva, Núcleo de Comunicação Institucional da UFSM-CS

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-3778

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes