Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Projeto entre UFSM e Prefeitura de Cachoeira do Sul realiza tarde de treinamento no campus

O projeto “Fortalecimento da agricultura irrigada em Cachoeira do Sul” realizará uma tarde de treinamento sobre manejo da irrigação, na próxima terça-feira, dia 16/08, às 14h, no Laboratório 102 do prédio Q5SA2, no campus da UFSM em Cachoeira do Sul. As atividades serão conduzidas pelos professores Zanandra Boff de Oliveira e Ezequiel Saretta, do curso de Engenharia Agrícola do campus.

O projeto é uma parceria entre a UFSM – Cachoeira do Sul e a Secretaria da Agricultura e Pecuária (SMAP) do município, que foi firmada em outubro de 2021, com duração até 2023, podendo ser prorrogada. A professora Zanandra, coordenadora do projeto, realiza pesquisa com culturas irrigadas em Cachoeira do Sul desde 2016 e obteve uma série de resultados satisfatórios que estão sendo demostrados à comunidade em dias de campo e palestras em eventos, como a Fenarroz e o Inova Cachoeira. Segundo a professora, o projeto com a SMAP é uma forma de aproximação maior com produtores rurais, na tentativa de buscar contribuir tecnicamente no dimensionamento de sistemas e no manejo da irrigação, fortalecendo a agricultura irrigada no município.

Entre as atividades do projeto, está, inicialmente, uma visita à propriedade rural para uma análise preliminar a respeito da disponibilidade de água reservada, do relevo, tipo de solo e cultura a ser implantada. Duas propriedades foram pilotos no ano passado para a instalação de sistema de irrigação, sendo que parte do recurso foi fomentado pelo edital institucional de apoio a extensão que visava atender demandas dos COREDES (Jacuí Centro). Em 2021, o recurso aprovado foi investido e materiais para a irrigação (tubo, conexões e acessório) e no apoio financeiro a estudantes que atuam como bolsistas de extensão. No ano de 2022, também foram aprovados recursos financeiros via editais institucionais de fomento a extensão que serão aplicados em mais materiais para a instalação de sistemas de irrigação e a apoio a estudantes, sendo que atualmente o projeto conta com três alunos bolsistas.

Agora em agosto, inicia uma nova fase do projeto, na qual serão disponibilizados dois relatórios semanais no site da prefeitura de Cachoeira do Sul com a estimativa da necessidade de irrigação para as principais culturas de verão, iniciando com a cultura do milho. Toda a estimativa é baseada em dados já disponíveis no site do INMET (SisDagro) que são transformadas em informações de mais fácil compreensão aos produtores rurais. As informações estarão no site da prefeitura municipal: https://www.cachoeiradosul.rs.gov.br/ na caixa: manejo da irrigação. Lá o produtor terá a estimativa da necessidade de irrigação baseada em dados da previsão do tempo, bem como encontrará um vídeo explicativo sobre o manejo da irrigação que possibilitará realizar o cálculo do balanço hídrico a partir das informações disponibilizadas e dos dados de chuvas da sua lavoura, o que seria a maneira mais correta, já que os dados de chuvas são muito variáveis.

Assim, a tarde de treinamento é destinada aos produtores que tiverem interesse em utilizar estas informações. A intensão é que os produtores irrigantes possuam informações que contribuam para utilizar seus equipamentos de irrigação de forma mais eficiente maximizando o uso da água e demais recursos naturais e aumentando a produtividade.

Produtores que tiverem dúvidas ou estiverem interessados no projeto podem entrar em contato com a SMAP ou com a profa. Zanandra: zanandra.oliveira@ufsm.br