Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Projeto de extensão da UFSM-CS realiza ações de capacitação em tópicos de computação e robótica

Atividade realizada na Escola Rio Jacuí no dia 16 de agosto.

Na última semana, integrantes do projeto “Ações de Capacitação em Tópicos de Ciência da Computação e Robótica” estiveram na Escola Estadual Rio Jacuí para dar início as suas primeiras atividades. O projeto, coordenado pelo professor Adriano Quilião de Oliveira, tem como objetivo principal capacitar colaboradores de instituições na área de computação e robótica.

A ideia do projeto de extensão surgiu devido a demandas que chegaram até o campus. Uma delas partiu da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Após o município de Cachoeira do Sul ser contemplado no Projeto Educação Gaúcha Conectada, no qual escolas da cidade receberam notebooks e kits de robótica, os órgãos sentiram a necessidade de capacitar seus professores para o uso dos equipamentos. Assim, o projeto de extensão da UFSM se propõe a desenvolver ações que auxiliem no uso destes materiais nas escolas, como ferramentas metodológicas. No projeto, serão ensinados, principalmente, conteúdos de robótica e computação. Além disso, será difundida a cultura Maker, através de atividades focadas no aluno como protagonista, que empregam, sempre que possível, materiais e componentes reutilizados.

Atividade realizada na Escola Rio Jacuí no dia 17 de agosto.

Nesta primeira atividade na Escola Estadual Rio Jacuí, em caráter experimental, foi realizado o primeiro de oito experimentos que serão desenvolvidos com estudantes do 9º ano da escola. Neste primeiro experimento, os alunos montaram um cofrinho luminoso. Quando uma moeda é inserida no cofre, um led se acende. Com o experimento, os alunos aprendem uma noção básica de circuito elétrico. A ideia é que em cada encontro seja realizado um novo experimento, finalizando com a oitava atividade, que será montar um carrinho que é controlado pelo celular.

Na tarde do dia 11 de agosto, estiveram no campus da UFSM-CS, representantes do 13º GAC, para tratar sobre os cursos que serão desenvolvidos.

No segundo semestre letivo da UFSM, o projeto realizará estas atividades em outras escolas do munícipio. Segundo o professor Adriano Quilião, com a realização do projeto, se pretende apresentar aos estudantes conteúdos que não são comumente vistos na escola e que podem ser um diferencial no seu futuro, podendo despertar, inclusive, o interesse em realizar um curso técnico ou uma graduação. Além disso, como os professores também participam das atividades, se espera que estes se familiarizem com os kits de robótica e passem a integrá-los em suas aulas (matemática, ciências, etc.). “A robótica educacional é uma importante ferramenta de ensino, por isso, com o avançar do projeto, pretendemos prover formações específicas para os professores, para que estes empreguem, sempre que possível, a robótica como metodologia educacional”, complementa o coordenador do projeto.

Além da parceria com as escolas, o projeto também realizará, no próximo semestre, dois cursos para colaboradores do  13° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).