Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Trilhando o caminho para a Universidade

Projeto da UFSM-CS visa aproximar escolas e estudantes de ensino fundamental e médio da Universidade

Visita ao Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura no dia 25 de agosto.

O ingresso na universidade pode ser observado como uma trilha. Normalmente, ele começa lá na infância com perguntas como: “o que você vai querer ser quando crescer?”. Mais adiante, surgem dúvidas sobre como é o cotidiano de uma universidade, como serão os cursos, entre tantos outros questionamentos. Pensando em auxiliar os jovens neste momento de incertezas, o projeto de extensão “Trilhas” quer oportunizar, aos alunos de ensino fundamental e médio, um contato mais direto com a universidade. Para isto, uma das atividades que estão sendo desenvolvidas é a visitação dos alunos nas escolas de Cachoeira do Sul.

Professores das escolas Virgilino Jayme Zinn e Vital Brasil, na última quarta-feira, dia 24, em visita ao campus.

O professor Ezequiel Saretta, coordenador do projeto, explica que o nome do projeto é trilhas, pois justamente são trilhas. Uma criança ou um jovem que entra nesta trilha talvez saiba, ou talvez não, onde vai chegar. Independente disso, se você tem um bom guia, o caminho se torna muito mais prazeroso”. Como este guia pode ser muitas pessoas que convivem com estes jovens, o projeto também está buscando estreitar os laços com os professores de escolas de Cachoeira do Sul, uma vez que eles estão no dia a dia destes estudantes, conhecendo de fato a afinidade de cada um. “Estamos levando os professores de ensino médio para o campus, para que eles também conheçam nossas instalações, nossos cursos, o que ofertamos aqui e, assim, consigamos criar uma ponte mais sólida entre o ensino médio e a universidade. O professor tem um papel fundamental neste processo e precisa se sentir incluído”, acrescenta o professor Ezequiel.

Assim, o projeto busca esta aproximação, entre universidade e alunos, professores de escolas e também da comunidade em geral, mostrando que existe em Cachoeira do Sul um campus da UFSM que oferece um ensino gratuito e de qualidade. Atualmente, o projeto conta com quatro professores da universidade, dois alunos bolsistas e em torno de três técnicos administrativos.