Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Mais uma patente é registrada por laboratório da UFSM-CS

6ª patente criada pelo Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCNano) pertence ao campo de Artefatos de Cimento (Tijolos Ecológicos)

No início de agosto, mais uma patente de invenção foi depositada pelo Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCNano) do campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Sob número BR 10 2022 017667-1 e intitulado “Tijolo Ecológico de Cimento e Resíduo Industrial e Método de Preparo”, o invento conta com a participação das alunas Ingridi dos Santos Kremer, do curso de Engenharia Elétrica, e Eloisa da Rosa, do curso de Engenharia Mecânica, orientadas pelo professor Jocenir Boita.
Neste invento é apresentado um tijolo ecológico manufaturado à base de resíduos industriais, com elevada resistência mecânica à compressão e com processo de secagem e cura livre de utilização de fornos convencionais. Os tijolos ecológicos desta invenção são constituídos por cimento e resíduo industrial, sem uso de terra, argila e outros agregados como areia convencional. O resíduo industrial corresponde a Cinza de Casca de Arroz, Cerâmica Vermelha e Pó de Ágata, podendo ser preferencialmente um dentre, ou uma combinação entre os resíduos, em diferentes proporções. Os tijolos ecológicos desta invenção apresentam elevada resistência mecânica à compressão, com valores na faixa de 15 MPa a 30 MPa.
Os envolvidos com o projeto pretendem avançar com a transferência da tecnologia para empresas interessadas em desenvolver esta tecnologia a nível industrial, fornecendo desta forma uma alternativa mais sustentável, ambientalmente amigável e economicamente atraente.