Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Aviso de Conectividade Saber Mais

FORMATURAS INTEGRADAS NA UFSM-CS

Por meio da Resolução N. 011/2018,  a UFSM passa a assumir a organização e promoção das solenidades de colação de grau, institucionalizando a cerimônia e tornando-a acessível a todos(as) os(as) estudantes. Desde o primeiro semestre de 2020, TODAS as formaturas são realizadas na UFSM em sessões solenes ou, excepcionalmente, em gabinete.

Na UFSM – Cachoeira do Sul, caso o curso não tenha um mínimo de 40 formandos, orienta-se que as sessões solenes sejam integradas entre os cursos de graduação do campus. Assim, abaixo seguem algumas orientações para estas solenidades integradas.

Informações importantes:

Apesar de cada curso ter os seus Patronos/Patroneses, Paraninfos/Paraninfas, e Homenageados, em relação aos discursos durante a cerimônia, informa-se que, devido ao tempo de duração da sessão solene, deverão ser indicados:

• Um (1) juramentista para os cursos de Engenharia;
  • Um (1) juramentista para o curso de Arquitetura e Urbanismo;
  • Até dois (2) discursos de oradores (podendo haver até dois (2) oradores em um mesmo discurso);
  • Até dois (2) discursos de paraninfos (podendo haver até dois (2) paraninfos em um mesmo discurso).

Os discursos não deverão ultrapassar o limite de 5 minutos de duração.

Cabe à UFSM a oferta de um local para a realização da solenidade, com decoração básica e estrutura de sonorização/projeção e as vestes talares para os envolvidos na cerimônia. Assim, os formandos não deverão ter nenhum tipo de ônus com a realização da Sessão Solene de Colação de Grau. Apesar disso, caso seja de interesse dos formandos, eles poderão contratar serviços de fotografia, filmagem e transmissão. Também será permitida a contratação de serviços de decoração, dentro do definido pela Instituição, desde que não exclua ou haja a obrigatoriedade de contribuição financeira para os formandos.

Será permitida, no máximo, por solenidade, a presença de duas (2) equipes de filmagem e/ou fotografia.

Caso os formandos tenham interesse em contratar alguma das prestações de serviço descritas acima, a Comissão de Formatura deverá entrar em contato com o Núcleo de Comunicação Institucional (cs.comunicacao@ufsm.br) para informar o nome e contato das empresas, bem como buscar mais informações sobre as determinações de atuação das mesmas.

• Chegar no local da formatura com, no mínimo, duas (2) horas de antecedência. Estas duas (2) horas servirão para: tirar fotos, assinar a ATA de presença, ambientação e últimos retoques;
  • Lembre os seus convidados sobre o horário de início e que não é permitido o uso de objetos sonoros (buzinas, apitos e outros) durante a cerimônia;
  • 15 minutos antes do início da cerimônia, dirigir-se ao local de preparação que será mostrado no ensaio geral;
  • Cuide com o penteado, devido ao uso do Capelo;
  • Procure usar roupas leves e confortáveis por baixo da Beca;
  • O Capelo só será colocado na cabeça após o aluno receber a outorga de grau, ficando numa posição em que a ponta fique do lado ESQUERDO;
  • Na entrada, quando todos estão em fila, o Capelo será carregado na mão ESQUERDA na altura da cintura;
  • Ao jurarem, levantem levemente a mão DIREITA à frente e estejam de pé;
  • Ao jurarem, respondam claramente e em alta voz;
  • Se houver alguma necessidade especial, comunicar com antecedência;
  • As vestes talares e o porta-diplomas/canudo deverão ser entregues no final da cerimônia para a comissão organizadora;
  • Qualquer dúvida, entre em contato com a Secretaria dos Cursos, com o Núcleo de Comunicação Institucional ou com a Coordenação do seu curso.
Mais informações:
  • Período de formaturas – buscar o período previsto no calendário acadêmico.
  • Cerimonial – buscar mais informações no Manual de Cerimonial.
  • Bandeiras – As bandeiras devem seguir a ordem oficial de disposição, descritas aqui.
  • Hino Nacional – O Hino Nacional Brasileiro será ouvido em versão disponibilizada pela Presidência da República, clicando aqui. Autoridades e formandos não precisam virar para a bandeira no momento do Hino. Levar a mão ao coração não é proibido, nem obrigatório.

Caso você tenha dúvidas, entre em contato com a Secretaria dos Cursos (cs.cursos@ufsm.br), com o Núcleo de Comunicação Institucional (cs.comunicacao@ufsm.br) ou com a Coordenação de seu curso.