Laboratório de Análise e Desenvolvimento em Energias Renováveis – LADER

Apresentação:

Logo do Laboratório de Análise e Desenvolvimento em Energias Renováveis .

O Laboratório de Análise e Desenvolvimento em Energias Renováveis (LADER) foi criado em 2017 para investigar a dinâmica de fluído associada à geração de energia eólica. O laboratório está localizado na sala 11C do Prédio 5 (UAB) da Universidade Federal de Santa Maria -Campus Cachoeira do Sul.

Linhas de Pesquisa:

1. Simulação do campo de vento através da metodologia dos grandes turbilhões (modelo LES) e pelo modelo WRF (Weather Research and Forecasting Model);
2. Pesquisa e desenvolvimento de aerogeradores de eixo vertical;
3. Construção e calibração de sensores meteorológicos;
4. Simulação da dispersão de contaminantes na Camada Limite Planetária (CLP).

Integrantes e Colaboradores:

Silvana Maldaner – Dra., Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – campus Cachoeira do Sul.

Virnei Silva Moreira – Dr., Pesquisador da Universidade federal do Paraná – UFPR – Centro de estudos do mar – CEM.

Alcimoni Nelci Comin – Dr., Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

Viliam Cardoso da Silveira – Dr., Pesquisador da Universidade Federal de Pelotas -UFPel.

Leonardo da Rosa Schmidt – Acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Greice Scherer Ritter – Acadêmica do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Onibaldo dos Santos Júnior – Acadêmico do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Priscila Bernardi Miranda – Acadêmica do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Felipe Augusto Lustosa Meireles Freitas – Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Mariana Medeiros Ghizoni – Acadêmica do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Ronaldo Barcelos e Silva -Acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Renata de Noronha Goehring – Acadêmica do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Pedro Henrique Elesbão – Acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Cleiton Ânderson Trindade de Carvalho – Acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Mariana Batista Teixeira – Acadêmica do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Érico Fernando Gehrke – Acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS).

Fontes de Recursos:

Os recursos utilizados no laboratório são provenientes dos editais PIBIC/CNPq/UFSM , FIPE JÚNIOR – UFSM e do edital FAPERGS -AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR– ARD (2017).

Contato:

Prof. Silvana Maldaner