Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais – LAPE

LAPE-2

O LAPE – Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais – é um laboratório criado em 2016 para desenvolver processos na área agroindustrial. A maioria dos projetos estão dentro do conceito de P&D&I (pesquisa-desenvolvimento-inovação), dedicando-se à obtenção de produtos de interesse industrial (como biocombustíveis, biocompostos, bioherbicidas e bioadsorventes, óleos essenciais, extratos vegetais, entre outros) a partir de resíduos agroindustriais e coprodutos (biomassas). O objetivo do LAPE é reunir conhecimento para o processamento de biomassas em novos produtos e de valor agregado usando a estratégia de biorrefinaria. Tecnologias verdes e promissoras estão sendo usadas para obter tais produtos, que incluem extração com fluidos sub e supercríticos, extração líquida pressurizada, hidrólise sub e supercrítica, precipitação com anti-solventes supercríticos e processos de separação por membranas. O LAPE é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta cooperação com diversos pesquisadores e instituições de ensino do Brasil e de outros países e está continuamente qualificando sua equipe.

Equipamentos disponíveis no LAPE

EQUIPAMENTOS PARA PROCESSOS
• Sistema experimental de extração
• Sistema experimental de hidrólise