Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais – LSCNano

Apresentação

O Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCNano), localizado na UFSM – Campus Cachoeira do Sul, trabalha com o desenvolvimento de nanomateriais de diversos tipos e estruturas, por diversos métodos de preparação, como por exemplo, nanopartículas e filmes a base de Cobre, Platina, Paládio e Óxidos de Ferro, aplicados em diversas áreas da Ciência, indo da Catálise até o campo das Engenharias. Utilizamos rotineiramente a Espectroscopia de Absorção de Luz UV e visível (UV-Vis), Difração de Raios X (XRD), Microscopia Eletrônica (SEM e TEM) e Espectroscopia de Fotoelétrons Induzidos por Raios X (XPS), todas de modo convencional. Também utilizamos de técnicas de caracterização envolvendo o uso de Luz Síncrotron, através do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), usando técnicas de Absorção de Raios X (XAS) no modo convencional e no modo Dispersivo (DXAS).

LINHAS DE PESQUISA

1. Pesquisa e desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados aplicados na engenharia:

• O objetivo da linha de pesquisa consiste no desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados aplicados nas engenharias e em Catálise.

2. Síntese e Caracterização de nanomateriais a base de óxidos de ferro aplicados em Catálise:

• Desenvolvimento de nanomateriais a base de óxidos de ferro, suportados e não suportados em diferentes tipos de resíduos ricos em SiO2, através de diferentes estruturas.

INTEGRANTES E COLABORADORES

Jocenir Boita – Dr., Pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Lucinéia Fabris – Dra., Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Glauber Rodrigues de Quadros – Dr., Pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Débora Faoro – Dra., Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Janessa Aline Zappe – Dr., Pesquisadora e Técnica em Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Adriana Rodrigues – Dra., Pesquisadora Researcher at ANKA- Synchrotron Radiation Facility at KIT

Marcela Trojhan Nunes – Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS)

Fabiele Schaefer Rodrigues- Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS)

Equipamentos

Os equipamentos disponíveis permitem todas as etapas de preparação de nanoestruturas e sua caracterização, envolvendo o campus sede da UFSM e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), com uso de técnicas de caracterização que permitem o uso de luz síncrotron na interação com a matéria.

Prof. Dr. Jocenir Boita

E-mail: jocenir.boita@ufsm.br